Política

Hugo Chávez morre aos 58 anos

6 MAR 2013 • POR Raul Arboleda/AFP • 10h16
Homem observa um calendário com a imagem de Chávez em uma loja de Caracas.

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, de 58 anos, morreu nesta terça-feira (05), em Caracas, às 16h25. O anúncio foi feito pelo vice-presidente Nicolas Maduro em um discurso televisivo. “É um momento de dor profunda”, disse.

Segundo a Constitução venezuelana, quem deve assumir provisoriamente o comando do país é Diosdado Cabello, presidente do Congresso. Ele fica no cargo até que sejam convocadas novas eleições.

Derrotado nas eleições presidenciais de 2012, o líder da oposição, Henrique Capriles, comentou a morte do adversário político. “Em momentos difíceis, devemos demostrar nosso profundo amor e respeito pela Venezuela! União da família venezuelana!”, disse em sua conta no Twitter.  “Minha solidariedade a toda a família e seguidores do presidente Hugo Chávez, advogamos pela unidade dos venezuelanos neste momento.”

Em um pronunciamento em rede nacional, o Almirante Diego Molero, ministro da Defesa, também pediu união. Ele afirmou ainda que as Forças Armadas garantirão a segurança dos cidadãos e também que a Constituição seja seguida. “O senhor vice-presidente, Nicolas Maduro, Diosdado Cabello e todos os poderes instituídos contém com as Forças Armadas que são do povo para o povo.”

O bolivariano não era visto em público desde 11 de dezembro, quando realizou a quarta cirurgia contra um câncer em Cuba.

Ele estava no poder havia 14 anos, tendo sido reeleito no final do ano passado.

Na tarde de terça-feira (05), Maduro acusou os “inimigos históricos” da Venezuela de estarem por trás do câncer sofrido por Chávez. Ele se mostrou confiante em que poderá comprovar esta afirmação.

“Nós não temos nenhuma dúvida, chegará o momento indicado da História em que se poderá formar uma comissão científica que revelará que o comandante Chávez foi atacado com esta doença (…) os inimigos históricos desta pátria buscaram o ponto para prejudicar a saúde de nosso comandante”, afirmou Maduro em um discurso na televisão nacional.

Nas últimas dez semanas, os venezuelanos viram Chávez apenas em quatro fotos – junto com suas filhas mais velhas – tiradas no hospital de Havana. No sábado, o vice-presidente Nicolás Maduro revelou que Chávez orientava a equipe de governo e tomava decisões econômicas e sociais a partir de um gabinete montado no Hospital Militar de Caracas.

Chávez, 58 anos e no poder desde 1999, foi diagnosticado com câncer em meados de 2011, e desde então sofreu quatro operações em Cuba, com posteriores ciclos de quimioterapia e radioterapia.

Via Carta Capital com informações AFP