Geral

Prefeitura abre atividades da Semana de Mobilização Saúde na Escola

11 MAR 2013 • POR Reprodução • 07h34

Neste ano, a Semana Anual de Mobilização Saúde na Escola contará com os temas “Prevenção da Obesidade” e "Saúde Ocular". A abertura do programa federal acontece hoje (11) às 8 horas, na Escola Hércules Maymone (Rua Celina Bais Martins, 31 – bairro Nova Lima) e em seguida no Ceinf Marta Guarani (Rua dos Amigos s/nº, B. Tarsila do Amaral). Em Campo Grande, o programa Saúde na Escola é desenvolvido em conjunto pelas secretarias municipais da Saúde e de Educação.

A Semana Nacional de Mobilização acontece no período de 11 a 15 de março. Na capital, inicialmente, serão implementadas em quatro escolas municipais e quatro ceinfs. As ações prosseguem no período de 6 a 10 de maio, quando será também realizada a “Campanha de Hanseníase e Geohelmentíase (verminose)” junto aos estudantes da Reme. As atividades são importantes como ação preventiva e, ao se detectar a necessidade de atendimento e tratamento, os estudantes deverão ser encaminhados para acompanhamento nos serviços de saúde.

Os estudantes passarão, ainda, por avaliação antropométrica (conjunto de técnicas utilizadas para medir o corpo e o biótipo) quando os estudantes avaliados serão registrados no Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVANWEB). No caso da Saúde Ocular, a intenção é reconhecer se as crianças inseridas nos ceinfs realizaram a avaliação do Teste do Olhinho no acompanhamento de rotina da atenção básica (unidades de saúde) e realizar avaliação oftalmológica (teste de snellen) dos estudantes do ensino fundamental.

Com a mobilização, as escolas e ceinfs além de atuarem no tema central proposto pelo Programa de Saúde na Escola (PSE) - Prevenção da Obesidade e Saúde Ocular – poderão apresentar temáticas que sensibilizem a comunidade para a importância das boas condições de saúde no desenvolvimento do estudante. As atividades poderão também, de acordo com cada escola e ceinf participante - contemplar a promoção da alimentação saudável, o fomento à criação de grupos intersetoriais de discussão de saúde mental no contexto escolar, promoção da cultura da paz, saúde sexual e reprodutiva. São atividades que buscam atender de forma integral a saúde dos alunos.

Via CG Notícias