Geral

Plano Safra de Pesca e Aquicultura será lançado hoje em Campo Grande

14 MAR 2013 • POR Divulgação • 10h18

O ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Bezerra Crivella, está hoje (14) em Campo Grande para realizar o Lançamento do Plano Safra 2013/2014 de Pesca e Aquicultura. O lançamento será na Assembleia Legislativa, às 10h30.

No evento, o ministro firmará convênios, bem como acordos de cooperação, permissão de uso de bens móveis. O governo do estado, através do Imasul, entregará a Licença de Instalação e Operação (LIO) dos Parques Aquícolas para o reservatório da UHE Ilha Solteira/MS.

De acordo com informações do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), em Mato Grosso do Sul existem cadastrados 450 produtores de pescado e uma produção de cerca de 14 mil toneladas por ano. De acordo com informações da Câmara Setorial de Psicultura, da Secretaria de Estado de Produção e Turismo (Seprotur), a maior parte da produção de pescado em tanque escavado vem da região da Grande Dourados e, em tanque de rede (feito em represas), vem da região leste do estado, principalmente de Aparecida do Taboado e Paranaíba.

No lançamento do Plano Safra de Aquicultura estarão presentes pescadores, aquicultores, empresários, instituições de pesquisa, poder público municipal, estadual, federal e outros setores da cadeia produtiva. O Plano Safra é destinado a todos os envolvidos nos processos de pesca e aquicultura, exploração, cultivo, conservação, processamento, transporte, comercialização e pesquisa dos recursos pesqueiros.

O Plano Safra da Pesca e Aquicultura é um programa inédito do governo federal para estimular o desenvolvimento do setor por meio de linhas de crédito para o aumento de produção de pescado e a geração de emprego e renda, inclusão social, tornando-o mais produtivo, competitivo, inclusivo, sustentável.

Poderão acessar o Plano Safra todos os que são ou querem se tornar produtores de pescados: os pescadores profissionais artesanais, os aquicultores familiares. Para acessar todos devem estar devidamente registrados no Ministério da Pesca e Aquicultura em uma das categorias do Registro Geral da Pesca (RGP).

Via Notícias MS