Educação

Estudantes devem se inscrever no Fies até quarta-feira

O programa vai ofertar 70 mil vagas em instituições privadas de ensino superior neste semestre

10 FEV 2020 • POR Sarah Chaves, com informações da Agência Brasil • 10h15
O candidato pode acessar o portal do Fies, onde será redirecionado para o site do governo federal - Sarah Chaves

Os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), terão até quarta-feira (12) para realizar a inscrição no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), através conta única do Governo Federal.

O cadastro pode ser feito com o número de CPF e uma senha para todos os serviços da administração pública. O candidato também pode acessar o portal do Fies, onde será redirecionado para o site do governo federal e, após o login ou a criação da senha, voltará para o site do programa de financiamento estudantil.

Neste semestre, o programa vai ofertar 70 mil vagas em instituições privadas de ensino superior. O resultado sai no dia 26 de fevereiro.

Mudanças para 2021

Para ingressar ao Fies, é preciso ter nota média mínima de 450 pontos e apenas não zerar a redação para pleitear o financiamento. O comitê gestor do programa estabeleceu uma nota de corte também para a parte discursiva, 400 pontos, que está abaixo da nota média nacional, de 522,8. Essas mudanças valem a partir de 2021.

A nota do Enem também servirá para limitar transferências de cursos em instituições de ensino superior para alunos que possuem financiamento do Fies. Será necessário ter obtido, no Enem, resultado igual ou superior à nota de corte do curso de destino desejado. “Mais uma vez, a meritocracia como base para formar profissionais ainda mais qualificados, mantendo políticas públicas de inclusão como o próprio Fies”, informou o MEC.

O comitê ainda aprovou o plano trienal 2020 a 2022 para o Fies. Nele, as vagas poderão cair de 100 mil em 2020 para 54 mil em 2021 e 2022, caso não haja alteração nos parâmetros econômicos atuais. Mas esses valores serão revistos a cada ano, podendo voltar a 100 mil vagas caso haja alteração nessas variáveis ou aportes do MEC.