Cultura

Estrelas mirins largam imagem de 'certinhas'

18 MAR 2013 • POR Michael Muller/Efe • 10h12
Da esq. para a dir., Selena Gomez, Ashley Benson, Rachel Korine e Vanessa Hudgens, estrelas de "Spring Breakers".

Selena Gomez começou no programa infantil de televisão "Barney e seus Amigos" e se tornou um ídolo adolescente com rosto de querubim na série "Os Feiticeiros de Waverly Place". Mas Gomez não estava em Los Angeles para falar sobre a Disney. Ela tinha em mente seu novo filme - uma história de inocência esmagada pelas drogas, pela violência e pelo sexo chamada "Spring Breakers".

Esse filme indica uma tentativa de Gomez, 20, de fazer a transição para uma imagem adulta. Ela não é a única: "Spring Breakers", escrito e dirigido por Harmony Korine (roteirista de "Kids"), também é protagonizado por Vanessa Hudgens, uma estrelinha que está igualmente ansiosa para deixar para trás seu trabalho na minissérie "High School Musical", da Disney.

"A Disney é uma máquina, e sou grata a ela, mas sinto que fazer parte daquele ambiente me fez desejar outros projetos", disse Gomez. "Criativamente, é aqui que eu queria chegar."

O mesmo vale para Hudgens, 24. "Com 'Spring Breakers', estou esperando uma reação, com certeza. Eu quero chocar as pessoas."

A transição do entretenimento para crianças talvez seja a manobra profissional mais delicada em Hollywood. Mudar o estilo de atuação é difícil. Os programas infantis tendem a confiar em atuações exageradas, dizem especialistas, e o público não facilita as coisas, disse Jeffrey McCall, um professor de estudos da mídia na Universidade DePauw, em Indiana. "Nós projetamos imagens nos artistas e hesitamos em modificar essas impressões", disse.

Se Gomez e Hudgens queriam deixar para trás suas personalidades de boas meninas, encontraram o filme certo. "Spring Breakers", que também é estrelado por James Franco, 34, como um rapper e traficante de drogas, acompanha quatro estudantes de faculdade que estão loucas para fugir de suas vidas cotidianas. Mais ou menos no momento em que elas começam a usar máscaras de esqui cor-de-rosa e rifles AK-47, a personagem de Gomez, Faith, sai. Suas amigas, porém, vão mais longe na depravação. Em uma cena prolongada que deverá chamar a atenção, o personagem de Hudgens, Candy, segura um rifle carregado enquanto o personagem de Franco simula uma felação nele.

"Selena e eu somos jovens, estamos encontrando nosso centro, queremos crescer", disse Hudgens. "Eu nunca participei de um filme que eu assistiria várias vezes. Estou realmente orgulhosa", completa Gomez.

Raramente um filme chegou com tantas agendas adicionais. Gomez e Hudgens estão trabalhando para "amadurecer" suas imagens, para usar a linguagem de Hollywood. Korine, cansada de fazer filmes experimentais que (quase) ninguém vê, quer provar a corrente dominante.

Gomez é uma estrela maior que Hudgens. Ela tem uma linha de roupas chamada Dream Out Loud, um perfume (comercializado como "a personificação em fragrância da própria estrela: fresca e doce com um calor interior") e mais de 40 milhões de fãs no Facebook. No mês que vem, Gomez vai lançar um compacto de seu próximo CD, o quarto. Mas sua carreira no cinema até agora foi medíocre.

Gomez disse que não teria aceitado o papel que Hudgens fez. "Eu estou mais ou menos engatinhando." Ela acrescentou: "Mas sei que as pessoas vão julgar meu envolvimento no filme como um todo. Estou preparada para aceitar isso".

Ela ecoa o que os executivos da Disney dizem há muito tempo quando suas estrelas avançam e adotam personalidades mais sensuais: os espectadores sabem diferenciar entre as atrizes e os papéis que elas fazem.

Ainda assim, Gomez disse que ficou chocada ao ver tantas fãs de "Os Feiticeiros de Waverly Place" no Festival Internacional de Cinema de Toronto, na projeção do filme de Korine.

"As primeiras quatro fileiras eram de garotas de 17 a 20 anos", disse, "todas tinham nas mãos o livro da série, e eu pensei: 'Oh, meu Deus!'".

Clique aqui para assistir ao Tailer legendado de Spring Breakers.

Via Folha