Criança nascida em ano bissexto terá seu 1° aniversário
Elias nasceu dia 29 de julho de 2016, e pode comorar seu aniversário a cada quatro anos
29 FEV 2020 • POR Sarah Chaves, com informações do G1 • 16h16Elias Correia completa 4 anos neste sábado (29), mas é a primeira vez que a data aparece no calendário para o seu aniversário desde que nasceu em 2016, no Agreste de Pernambuco.
O menino nasceu em um parto de urgência, pois a mãe Alexsandra Maria dos Santos, estava no oitavo mês de gestação quando passou por um parto as pressas devido ao quadro de chikungunya que a fez entrar apara a lista dos 2 milhões de casos de arboviroses registradas no Brasil em 2016. As três principais doenças transmitidas pelo Aedes aegypti
"Graças a Deus meu filho não teve sequelas. No entanto, ele teve uma uma parada cardíaca após o nascimento e foi direto para a UTI. Aconteceu um milagre, ele sobreviveu e com o tempo eu consegui me tranquilizar", disse a mãe de Elias.
Por causa da data de nascimento, que só aparece no calendário de quatro em quatro anos, o pai de Elias tentou colocar no registro do filho que ele tinha nascido em outro dia, mas não conseguiu. "Eu fui no cartório, expliquei a situação, mas me disseram que não seria possível por causa de uma nova lei, que não permitia mudar a data", lembrou o empresário Elias de Jesus.
A primeira festa de Elias vai ser em 2020. "Ele está muito feliz e empolgado em saber que essa será a primeira festa com a presença dos colegas, já que o pai nunca quis celebrar em outra data", contou Alexsandra. "Vai ser uma festa de arromba", brincou o pai.
O profissional de Educação Física Edilson Silva Júnior nasceu no mesmo dia que Elias, só que 20 anos antes, em 1996. Sendo assim, em anos normais ele comemora o aniversário no dia 1º de março, em anos bissextos, na data de nascimento.
Quando Edilson precisa fazer cadastro em algum tipo de sistema, como em uma rede social, por exemplo ele precisa trocar a data de nascimento. "Eu tenho que colocar 28 de fevereiro ou 1º de março. Dia 29 de fevereiro o sistema não aceita", contou.
O ano bissexto foi adotado cerca de 50 anos antes de Cristo, mas a escolha do dia 29 de fevereiro surgir a cada quatro anos só passou a vigorar em 1582, com o calendário gregoriano.
O professor de geografia Cleyton Cavalcante, explicou o conceito do ano bissexto. "O movimento de translação, que é o movimento que a Terra faz em torno do sol, é como um calendário. Nós falamos que são 365 dias, mas na verdade são 365 dias, 5 horas e 48 minutos. Quando arredondamos para 365 dias e 6 horas, e multiplicamos essas 6 horas por 4, chegamos às 24 horas. Então, a cada quatro anos acumulando 6 horas corresponde a um dia", afirmou.