Cultura

'Observadores do Horizonte' tem palestra de encerramento hoje no Marco

25 MAR 2013 • POR Heige Leiberg • 10h03

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, em parceria com o Instituto Plano Cultural, realiza nesta segunda-feira (25), às 18h30, no Museu de Arte Contemporânea (Marco), o finissage da exposição Observadores do Horizonte.

Diferente da vernissage, cerimônia que abre exposições de arte e em que alguns artistas aproveitam para finalizar e envernizar suas obras, a finissage – termo alemão – marca o encerramento. É o que vai acontecer hoje com a mostra Observadores do Horizonte, aberta no Marco em 26 de fevereiro.

O finissage contará com a palestra do historiador em artes e co-curador da exposição, Rafael Raddi, com o tema “Observadores do Horizonte: uma visão artística contemporânea sobre o milagre econômico alemão”.

A Exposição Observadores do Horizonte revelou para o público uma seleção de obras emblemáticas de quatro renomados artistas alemães, realizada pelo Museu Nacional de Brasília, que demonstram todo o rigor técnico, qualidade artística, variedade de linguagens artísticas e as raízes em comum entre eles.

Hans Scheib, Helge Leiberg, Michael Müller e Veit Hofmann estudaram na década de setenta na universidade de artes Hochschule für Bildende Küste, em Dresden, cidade de extraordinária tradição na Europa e centro político, cultural e econômico da Alemanha desde a sua reunificação, além de ser o berço do expressionismo.

Aliás, o expressionismo figurativo e o abstrato são os elos que interligam as obras da mostra. A narrativa imagética da natureza, ora abstrata, ora concreta apresentada pelos artistas-observadores é o plano de fundo que delimita o horizonte, o conjunto da exposição.

A exposição “Observadores do Horizonte” também marca uma celebração festiva. “Quando ideias se encontram” é o lema do ano Alemanha + Brasil 2013-2014, cujo objetivo é ampliar e aprofundar as relações entre os dois países.

Finissage – Vernissage
Os artistas, antigamente, davam os retoques finais nos seus trabalhos envernizando-os. O vernissage - passar o verniz a fim de finalizar a obra de arte - era a cerimônia que antecipava a abertura formal de uma mostra, criando, dessa forma, a tradição de celebrar a finalização de uma obra de arte ou uma série delas com amigos e colaboradores. Atualmente é uma abertura para o mercado de obras de arte, compradores, vendedores, críticos e o público em geral.

Já o finissage é a cerimônia de encerramento de uma exposição e pode envolver debates e manifestações artísticas.

Serviço
O finissage da exposição Observadores do Horizonte acontece na segunda-feira (25) às 18h30, no Museu de Arte Contemporânea, localizado na rua Antônio Maria Coelho, 6000 no Parque das Nações Indígenas. A entrada é franca.

Os visitantes poderão conferir a mostra até o dia 26 de março. O Marco funciona de terça a sexta-feira, das 12 às 18 horas e sábados, domingos e feriados, das 14 às 18 horas. Outras informações pelo telefone 3326-7449.

Via Notícias MS