Saúde

Hospital Regional informa que estoque de EPIs é suficiente para atender casos

O hospital será responsável pelo atendimento e controle de casos de coronovírus

22 MAR 2020 • POR Priscilla Porangaba, com informações da assessoria • 11h30
A secretaria informa que todas as medidas cabíveis ao combate da pandemia estão sendo tomadas - Reprodução/Internet

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) declara que o Hospital Regional possui estoque suficiente de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), o que inclui máscaras n95, máscaras cirúrgicas, óculos, luvas, jalecos, entre outros. 

O hospital será responsável pelo atendimento e controle de casos de coronovírus.

A SES informa que adquiriu 10 mil máscaras N95, 10 mil hastes de swab utilizadas em coletas de amostras, tubos criogênicos, ponteiras laboratoriais, álcool 70%, luvas e toucas, além de 800 máscaras N95 e reforça que mais materiais essenciais à atividade hospitalar, fornecidos pelo Ministério da Saúde, deverão ser entregues nos próximos dias. 

A secretaria informa que todas as medidas cabíveis para o funcionamento da unidade hospitalar em relação ao combate da pandemia estão sendo tomadas, como contratação de servidores, desospitalização para aumento da capacidade de atendimento, montagem de tendas, entre outros.

Sobre a informação da necessidade de doação de EPI’s, a SES destaca que há um movimento oficial de estímulo para doação de luvas e máscaras como medida preventiva, uma alternativa diante da restrição mundial de oferta desses produtos já como consequência da própria expansão do Covid-19.. 

As doações oficiais são do Comitê Operativo de Emergência do HR/MS e incluem máscaras N95, luvas de procedimento (P, M e G), touca descartável, aviamentos (linha, punho para avental, elástico tipo cordão de 205 mm, tecidos (TNT gramatura 80, tricoline, napa), arame de amarração (gravatinha) e fraldas para adulto (todos os tamanhos).

Empresários e população que possuem estoques desses produtos podem ajudar com a iniciativa que é de caráter preventivo, mas necessário. A entrega pode ser feita nos quartéis do Corpo de Bombeiros Militares da Capital.

A SES também destaca que está em dia o pagamento a todos os fornecedores do HRMS.