Aneel analisa isenção de cobrança de energia em MS
Medida poderá beneficiar famílias de baixa renda durante a pandemia
26 MAR 2020 • POR Joilson Francelino • 07h00A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estuda a proposta do governador Reinaldo Azambuja de suspender cobranças de energia às famílias de baixa renda de Mato Grosso do Sul.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, a pauta foi apresentada pelo governador durante a reunião com o presidente Jair Bolsonaro, ocorrida na terça-feira (24), por videoconferência. “Estamos aguardando o posicionamento, entendemos que é um caminho importante. Pedimos o não pagamento da tarifa social da energia elétrica”, disse.
A proposta apresentada pelo governador é semelhante a medida tomada na Sanesul. Consumidores de baixa renda da empresa de saneamento serão isentos do pagamento da conta de água pelos próximos três meses (abril, maio e junho). O benefício atinge aproximadamente 12 mil famílias carentes.
Se adotada na cobrança da conta de luz, a medida poderá beneficiar 143 mil famílias baixa renda estão cadastradas na tarifa social em Mato Grosso do Sul, segundo dados da Energisa. As famílias cadastradas na tarifa social têm direito a desconto na conta de energia elétrica.