Vídeo mostra cadáveres de vítimas do coronavírus nas ruas do Equador
Mais de 300 cadáveres teriam sido recolhidos entre os dias 23 e 30 de março
2 ABR 2020 • POR Priscilla Porangaba, com informações da BBC News • 10h05Vídeos e testemunhos sobre pessoas morrendo nas ruas e corpos esperando dias para serem coletados em casa, em Guayaquil, no Equador estão circulando nas redes sociais.
Segundo o BBC News, na cidade de Guaiaquil a Polícia Nacional informou que foram mais de 300 cadáveres recolhidos entre os dias 23 e 30 de março, segundo dados publicados pelo jornal El Comercio.
Um dos agravantes seria o colapso do sistema funerário, segundo o presidente do Equador, Lenín Moreno. Uma força-tarefa conjunta acontece para enterrar todos os mortos.
Os depoimentos de parentes e vizinhos das vítimas, dados à BBC News Mundo, o serviço em espanhol da BBC, são de horror. "Meu tio morreu em 28 de março e ninguém vem nos ajudar. Vivemos no noroeste da cidade. Os hospitais disseram que não tinham macas e ele morreu em casa. Ligamos para o 911 serviço de emergência e nos pediram paciência. O corpo ainda está na cama, onde ele morreu, porque ninguém pode tocá-lo", diz Jésica Castañeda, sobrinha de Segundo Castañeda.
O comandante da Marinha Nacional, Darwin Jarrín, que assumiu a coordenação militar e policial da Província de Guayas em 30 de março, disse que até esta quinta-feira (2) todos os mortos em Guayaquil estarão enterrados.
Equador registrou, até essa quinta-feira (1º), um total de 2.758 casos oficiais da coronavírus, sendo mais de 90 mortes.