Brasil

Governador de Goiás encorajou Mandetta a enfrentar Bolsonaro

Ronaldo Caiado e o ministro da Saúde conversaram muito antes da entrevista que Luiz Henrique concedeu ao Fantástico

14 ABR 2020 • POR Mauro Silva, com informações do Uol • 11h13
Luiz Henrique Mandetta foi aconselhado por Ronaldo Caiado a não recuar diante das críticas de Jair Bolsonaro - Reprodução

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, foi quem encorajou o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, a dar entrevista no Fantástico que foi ao ar neste domingo (12). Mandetta, durante entrevista, criticou o presidente da República, Jair Bolsonaro, em relação ao desrespeito a política de distanciamento social.

Segundo o colunista, Tales Faria, Caiado e o ministro, tiveram uma longa conversa no último sábado (11), e assim o governador de Goiás disse para Mandetta enfrentar o presidente e conceder entrevista o Fantástico. Na entrevista ao jornal, Henrique falou que “o brasileiro não sabe se escuta o ministro ou o presidente”, disse.

A longa conversa entre Ronaldo e Mandetta, aconteceu depois do encontro que eles tiveram com Bolsonaro na cidade de Águas Lindas, naquele sábado de inauguração de hospital de campanha feito pelo Exército. Ambos combinaram de não abaixarem a guarda diante das críticas de Jair contra o Ministério da Saúde e governadores.

Amigos

Caiado também é médico, e ele é apontado pelo ministro como sendo seu “único amigo que fez de verdade no Congresso” nacional, durante seus oito anos de mandato como deputado federal, eleito pelo Mato Grosso do Sul.

Na inauguração do hospital, Caiado fez questão de desinfetar as mãos e oferecer álcool ao presidente, o que obrigou a ele a fazer o mesmo.

Após e veiculação da entrevista no Fantástico, Jair disse que Mandetta errou ao enfreta – lo publicamente. A partir dela perdeu o apoio que tinha de grupos dentro do governo, especialmente os militares. Bolsonaro só estuda o momento e a forma exata de demitir o ministro.