Coronavírus pode nunca desaparecer e se tornar endêmico, diz OMS
A doença endêmica é contínua, com a existência constante de novos casos, como o HIV.
14 MAI 2020 • POR Gabriel Neves com informações da "Agência Brasil" • 11h52A Organização Mundial da Saúde (OMS), alertou que o novo coronavírus (covid-19), pode nunca mais desaparecer e se tornar endêmico, assim como o vírus da imunodeficiência humana (HIV), a informação foi revelada nesta quarta-feira (13).
"É importante colocar isso na mesa: esse vírus pode se tornar endêmico em nossas comunidades e nunca desaparecer", disse o especialista em emergências da OMS, Mike Ryan, em entrevista online.
"Acho importante sermos realistas e não acho que alguém possa prever quando essa doença desaparecerá. Acredito que não há promessas nisso e não há datas. Essa doença pode se estabelecer como um problema longo ou não", acrescentou.
Ryan lembrou, no entanto, que o mundo tem algum controle sobre como lidar com a doença, embora isso exija enorme esforço, mesmo que uma vacina seja descoberta.
Mais de 100 possíveis vacinas estão sendo desenvolvidas, incluindo várias em ensaios clínicos, mas especialistas têm destacado as dificuldades de encontrar vacinas eficazes contra o novo coronavírus.
Ryan observou que existem vacinas para outras doenças, como sarampo, que não foram eliminadas.
"A trajetória está em nossas mãos, é assunto de todos e devemos contribuir para acabar com essa pandemia", afirmou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.
Ryan disse ser necessário um “controle muito significativo" do vírus para diminuir a avaliação de risco, que, segundo ele, permanece alta nos "níveis nacional, regional e global".