Educação

Escolas particulares podem abrir dia 1° de julho, porém devem seguir normas

Prefeito afirma que calendário foi estipulado, mas as escolas devem adotar protocolos de biossegurança para garantir o ano letivo

5 JUN 2020 • POR Sarah Chaves • 15h52
Além dos pré-requisitos adotados pelas escolas particulares, o cenário de contaminação de coronavírus deve estar com a curva baixa - Reprodução

O prefeito Marquinhos Trad, em live nesta sexta-feira (5), comunicou que o calendário das escolas particulares estipula a reabertura para o dia 1° de julho, porém, segundo o chefe do executivo, isso não significa que elas irão de fato reabrir.

“Criamos a data, agora para a reabertura vai depender de algumas coisas do mês de junho”, afirmou o prefeito.

De acordo com Marquinhos a reabertura das escolas particulares vai depender de cinco fatores, sendo o primeiro deles o não crescimento e ocupação de leitos e UTI em Campo Grande, decorrente de pacientes internados, que estejam infectados com coronavírus.

O segundo fator seria a baixa curva de infecção do monitoramento do coronavírus, seguido pelo terceiro fator que é a vistoria completa dos planos de biossegurança nas escolas.

A vistoria completa do Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Câmara e prefeitura Municipal, de todos os equipamentos de proteção das redes particulares, está prevista como quarto fator a ser analisado para a abertura das instituições.

E por último a reabertura gradual do ensino à alunos de abaixo sete anos. “Então só temos uma data referência, se vai ser de fato dia 1° de julho, ela [a escola] tem que preencher todos esses pré-requisitos e vamos aguardar o mês de junho para mais próximo, lá pelo dia 25, a gente possa dar uma certeza de abertura para as escolas da rede particular de ensino”, completou o prefeito Marquinhos Trad.