Esportes

Barcelona é campeão sem entrar em campo: Real só empata com Espanyol

11 MAI 2013 • POR Reuters • 22h29
Jogadores do Espanyol comemoram o gol: empate dá o título ao vizinho Barcelona.

O Barcelona secou o Real Madrid neste sábado, contou com a ajuda do vizinho Espanyol e comemorou a conquista do Campeonato Espanhol mesmo sem entrar em campo. Com o empate de 1 a 1 do time merengue com a equipe treinada por Javier Aguirre, no estádio Cornellá-El Prat, pela 35ª rodada, Lionel Messi & cia. vibraram sem precisar suar a camisa para ter o título antecipado.

O resultado na Catalunha deixou o Real com 81 pontos em 36 partidas disputadas. O Barça, que no domingo visita o Atlético de Madri, tem 88 em 34 jogos e não pode ser mais alcançado na ponta da tabela, já que o rival de Madri só terá mais dois confrontos pela frente. O empate em casa deixou o Espanyol na 11ª posição, com 44.

Este é o 22º título nacional do Barça, que foi tricampeão com Pep Guardiola no comando entre 2008/2009, 2009/2010 e 2010/2011 e agora conquista o primeiro com Tito Vilanova como treinador. Na temporada passada, o Real de José Mourinho conquistou a 32ª taça de sua história e viu Guardiola deixar o cargo para ser substituído pelo ex-auxiliar no clube catalão.

Com fracassos no Espanhol e na Liga dos Campeões, o time de Madri tem mais uma chance de taça para evitar passar o ano em branco: na próxima sexta, a equipe merengue faz clássico com o Atlético de Madri, no Santiago Bernabéu, pela final da Copa do Rei. O Barça chega ao título espanhol com uma campanha impressionante até o momento: 28 vitórias, dois empates, apenas duas derrotas, 105 gols marcados e 37 sofridos.

No Cornellá-El Prat, Mourinho deixou Cristiano Ronaldo no banco e escalou a equipe titular com Diego López; Albiol, Ricardo Carvalho, Varane, Nacho; Essien, Modric; Di María, Kaká; Higuaín e Morata. Mas o técnico fez questão de levar todos os atletas para a Catalunha, mesmo os que não foram relacionados, como os brasileiros Marcelo e Casemiro.

O primeiro gol do jogo foi marcado por Stuani, aos 22 minutos da etapa inicial. O argentino Higuaín empatou para o Real aos 13 do segundo tempo, de cabeça. Ainda antes do intervalo, o árbitro Ignacio Iglesias Villanueva anulou um gol legal de Hector Moreno, aos 27, alegando falta em Xabi Alonso.

Além de ver o Barcelona campeão, Mourinho ganhou um problema para a final da Copa do Rei. Aos 20 do primeiro tempo, o zagueiro Varane saiu machucado após dividida com Wakaso. As primeiras informações do departamento médico apontam que o problema é no joelho direito, mas o francês passará por exames no domingo para saber a gravidade. Após o jogo, Mourinho afirmou que o zagueiro está fora da partida contra o Atlético de Madri.

Pouco depois da lesão de Varane, a partida teve um lance curioso. Em uma disputa de bola com Xabi Alonso, Lopez caiu e derrubou um dos auxiliares na lateral do campo. A bandeirinha acabou quebrando na queda e teve que ser substituída para o restante da partida.

Cristiano Ronaldo só entrou em campo aos 10 do segundo tempo, substituindo Kaká, que teve atuação sem brilho. O português não foi perdoado pela torcida catalã, que o vaiou bastante. Coincidência ou não, três minutos depois Higuaín empatou para o Real, de cabeça, após cruzamento de Modric. Nos acréscimos, Sanchez ainda foi expulso por falta feia em Higuaín. Mas não deu para adiar a festa do Barcelona.

Via G1