Esportes

Felipão anuncia nesta manhã a lista de convocados para a Copa das Confederações

14 MAI 2013 • POR Rafael Ribeiro/CBF • 10h34
Felipão, o auxiliar Murtosa e o coordenador Parreira fecham a lista na sede da CBF.

Ronaldinho Gaúcho ou Kaká? A seleção brasileira tem lugar para os dois? Só um deles merece chance? Ou nenhum deles? A principal dúvida em relação ao time que vai defender o Brasil na Copa das Confederações, de 15 a 30 de junho, será desfeita por Luiz Felipe Scolari nesta terça-feira, às 10h40m (de MS).

Diferentemente das últimas convocações, nas quais os nomes dos atletas foram divulgados em um telão, antes de o treinador vir a público, dessa vez o próprio Felipão vai falar quem são os seus escolhidos para o torneio. O evento está marcado para o Hotel Sofitel, em Copacabana, na Zona Sul.

Alguns jogadores são figurinhas carimbadas na Seleção e, salvo alguma mudança drástica, estarão na lista do técnico. Casos do goleiro Julio César, do lateral-direito Daniel Alves, dos zagueiros Thiago Silva e David Luiz, do meia Oscar e do atacante Neymar.

Outros, muito possivelmente, farão parte da convocação, como o volante Paulinho e o atacante Fred. É o caso também de Ronaldinho Gaúcho, que ainda não conseguiu repetir na Seleção o desempenho que tem no Atlético-MG.

Pela boa fase no Galo, Ronaldinho está à frente de Kaká na disputa para ser uma das principais estrelas do Brasil na Copa das Confederações. O fato de atuar no futebol brasileiro e de ser titular do seu time ajudou nisso. Afinal, o primeiro é a estrela do Atlético, enquanto o segundo é apenas mais um no Real Madrid.

Ronaldinho foi chamado em três das quatro convocações até agora (duas com o time completo e duas somente com atletas que jogam no Brasil). Kaká foi convocado uma vez para as partidas contra Itália e Rússia. E não foi bem.

Até agora, a seleção brasileira fez cinco jogos sob o comando de Felipão. Perdeu da Inglaterra na estreia, depois empatou com Itália e Rússia, ganhou da Bolívia e empatou com o Chile. Ronaldinho só não jogou contra os italianos e os russos.

Apesar do retrospecto ruim, Felipão segue com todo apoio do presidente da CBF, José Maria Marin, e do vice Marco Polo Del Nero. Ambos estarão no Rio de Janeiro para o anúncio dos 23 atletas da Copa das Confederações.

A apresentação da Seleção está marcada para o dia 27 de maio, no Rio de Janeiro. Assim, os clubes nacionais com atletas convocados ficarão sem seus jogadores por até quatro rodadas do Brasileirão. A CBF ainda não informou como será a situação dos times que tiverem partidas decisivas pela Libertadores em 29 de maio. Fluminense e Atlético-MG, por exemplo, já têm partidas marcadas para esta data nas quartas de final. Se passarem das oitavas, Corinthians, Grêmio e Palmeiras também terão.

Via G1