Educação

MEC define protocolo sanitário para volta às aulas

As regras são válidas apenas para as instituições federais de ensino e cada uma tem autonomia para definir a data de retorno

2 JUL 2020 • POR Priscilla Porangaba, com informações do MEC • 11h51
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) - Reprodução/Internet

O Ministério da Educação (MEC) definiu um protocolo de biossegurança para a retomada gradual das aulas nas instituições do sistema federal deME ensino, como medida de prevenção à disseminação do coronavírus.

A portaria foi publicada nesta quinta-feira (2) no Diário Oficial da União e diz que o cronograma de retorno das atividades deve ser orientado pelo governo local e pelas autoridades sanitárias.

É a primeira vez que o MEC publica algum tipo de orientação neste sentido. Na semana passada, a pasta disse que as instituições de ensino federais têm autonomia para definir protocolos, prazos e cronograma de retorno das atividades.

O protocolo está disponível no portal do MEC e traz orientações sobre medidas de prevenção individual e coletiva, como aferição de temperatura, limpeza e ventilação de ambientes, uso de máscara, disponibilização de álcool gel 70% e respeito às regras de etiqueta respiratória e de distanciamento social. Também deve ser feito o escalonamento do acesso de estudantes a refeitórios e praças de alimentação.