Economia

BRF afirma que China suspendeu exportações de frango de Dourados

A empresa é a maior exportadora deste tipo de carne no país

29 JUL 2020 • POR Flávio Veras, com informações da Reuters • 17h32
A BRF e as processadoras de carne Marfrig e JBS, que afirmam que o novo coronavírus não pode ser transmitido por alimentos

A BRF disse nesta quarta-feira (29) que a Administração Geral das Alfândegas da China suspendeu a habilitação para exportações de proteína de frango de sua unidade de Dourado (MS), em meio a preocupações sobre a pandemia da covid-19. A companhia, que é maior exportadora de frango do país, disse em nota que não foi notificada oficialmente sobre a suspensão, mas que soube por meio de uma publicação no site da agência chinesa.

Segundo reportagem da Agência Reuters, a empresa informou que já está atuando junto às autoridades brasileiras e chinesas para reversão da suspensão no menor prazo possível. A BRF e as processadoras de carne Marfrig e JBS, que afirmam que o novo coronavírus não pode ser transmitido por alimentos, estão entre as empresas que tiveram exportações de determinadas plantas locais proibidas pelos chineses após surtos no Brasil.

A BRF disse que órgãos chineses já realizaram testes para identificar covid-19 em 227,9 mil amostras de alimentos de forma aleatória procedentes de diversos países e das mais variadas empresas. "Nada foi constatado até o momento", disse a BRF. A companhia acrescentou que desde o começo da pandemia adotou protocolos de saúde e segurança e planos de contingência em todas as suas unidades fabris no Brasil e no exterior. O Ministério da Agricultura do Brasil não comentou de imediato.