Pescador é preso e multado em R$ 1,2 mil por pescaria ilegal no rio Miranda
Ele só poderia capturar um exemplar de peixe nativo e mais cinco exemplares de piranha, foi caracterizado o crime
30 AGO 2020 • POR Marcos Tenório • 17h13Um pescador foi detido na madrugada deste domingo (30) quando retornava de uma pescaria ilegal no rio Miranda, no município de Guia Lopes da Laguna. Policiais Militares Ambientais abordaram o pescador em um veículo motocicleta Honda com uma carreta lateral e encontraram dois exemplares de peixes, sendo um da espécie pintado, medindo 138 centímetros e outro da espécie armal, medindo 64 centímetros, pesando 26 kg.
O homem afirmou que voltava de uma pescaria no rio Miranda onde havia capturado os dois exemplares de peixes. Como só poderia capturar um exemplar de peixe nativo e mais cinco exemplares de piranha, foi caracterizado o crime. Além disso, o tamanho máximo de captura do peixe da espécie pintado é de 125 centímetros e o exemplar deveria ter sido solto.
Os peixes, dois molinetes com varas e o veículo foram apreendidos. O infrator de 31 anos, residente em Guia Lopes da Laguna, foi conduzido à delegacia de Polícia Civil, juntamente com o material apreendido, onde ele foi autuado em flagrante por crime ambiental de pesca e transporte de produto da pesca predatória.
A pena é de um a três anos de detenção. O homem também foi autuado e multado em R$ 1.216,00. O pescado será doado para instituições filantrópicas, depois de periciado.