Clima

Mato Grosso do Sul volta a registrar calorão de 40°C

Ar seco e quente ganha força

26 SET 2020 • POR Marcos Tenório • 07h57
Edemir Rodrigues

Uma grande massa de ar seco volta a se espalhar sobre o Brasil nos próximos dias diminuindo a umidade no ar e as condições para chuva, e elevando as temperaturas em grande parte do país.

Mato Grosso do Sul voltou a sentir gradativamente esses efeitos logo após o início da primavera, e a previsão indica que essas condições devem ocorrer até 11 outubro, quando há possibilidade de pancadas de chuva para as regiões pantaneira e sudoeste conforme prognóstico do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec).

Neste sábado (26) as temperaturas na região leste do Estado devem atingir os 41°C. A mínima esperada é de 19°C para a região sudoeste. O dia terá características de céu claro a parcialmente nublado e não há expectativa de chuva.

A umidade relativa do ar estará baixa em todas as regiões, podendo atingir estado de alerta a saúde com picos menores à tarde especialmente nas regiões noroeste, norte e bolsão. Os índices podem variar entre 75% a 15%. Vento fraco a moderado em todas as regiões com rajadas no setor sudoeste do Estado.

Em Campo Grande, a mínima é de 24ºC e a máxima chega aos 37ºC. Em Três Lagoas, o dia começa com 22ºC, mas à tarde os termômetros atingem os 40ºC.

Já em Dourados, as temperaturas variam entre 20ºC e 36ºC. Corumbá começa o dia com 24ºC, mas a máxima chega à casa dos 38ºC durante a tarde. E em Coxim, os termômetros oscilam entre 23ºC e 39ºC.

Confira detalhes da temperatura no mapa.