Política

Bolsonaro volta ao trabalho na segunda

Presidente fez cirurgia para retirada de cálculo na bexiga na sexta-feira

26 SET 2020 • POR Marcos Tenório, com informações do G1 • 14h51
Abraão Cruz/TV Globo

No início da tarde deste sábado (26) o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) teve alta médica do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, segundo informou a assessoria de imprensa da Presidência. Na sexta (25), ele passou por uma cirurgia para retirada de cálculo na bexiga.

Segundo os médicos, Bolsonaro não precisará passar por cuidados especiais nos próximos dias e pode viajar. O presidente já deixou o hospital e embarcou no aeroporto de Congonhas a caminho de Brasília, segundo a Secretaria Especial de Comunicação Social. O órgão divulgou o boletim médico do Einstein confirmando a alta.

"O Presidente da República Jair Bolsonaro, internado desde a manhã desta sexta-feira (25), no Hospital Israelita Albert Einstein, recebeu alta hospitalar nesta tarde às 13h30", informa o boletim assinado pelo cardiologista Leandro Santini Echenique; o urologista Leonardo Lima Borges; e o diretor-superintendente do hospital, Miguel Cendoroglo.

Nesta manhã, outro boletim médico já informava que o presidente seguia com "ótima evolução clínica e sem complicações cirúrgicas" e teve retirada a sonda para que urine normalmente.

"O Excelentíssimo Presidente da República Jair Bolsonaro segue com ótima evolução clínica e sem complicações cirúrgicas. Não apresenta sangramentos e está afebril. Foi retirada a sonda vesical para que ele urine espontaneamente. O paciente está recebendo hidratação oral e caminhando fora do quarto", diz o boletim.

A cirurgia

A cirurgia em Bolsonaro durou cerca de 1 hora de 30 minutos, e o cálculo foi totalmente removido, segundo o hospital.

Pacientes que são submetidos a esse tipo de procedimento costumam ficar internados por até 48 horas.

Considerada de baixo risco, a cirurgia precisou de anestesia geral e foi realizada pelo médico urologista Leonardo Borges. Um cardiologista acompanhou o procedimento. Bolsonaro estava em São Paulo desde o início da noite de quinta-feira (24) para passar pela cirurgia.

Boletim Médico

Veja a íntegra do boletim médico divulgado na manhã deste sábado pela assessoria de imprensa da presidência:

O Presidente da República Jair Bolsonaro, internado desde a manhã desta sexta-feira (25), no Hospital Israelita Albert Einstein, recebeu alta hospitalar nesta tarde às 13h30.

Dr. Leandro Santini Echenique, cardiologista
Dr. Leonardo Lima Borges, urologista
Dr. Miguel Cendoroglo, Diretor-Superintendente do Hospital Israelita Albert Einstein

Secretaria Especial de Comunicação Social
Ministério das Comunicações