Polícia

PMA autua pecuarista em R$ 10 mil por animais silvestres em cativeiro

Os animais passaram por avaliação dos veterinários do CRAS

30 SET 2020 • POR Matheus Rondon com informações da assessoria • 17h55
Reprodução/Assessoria

Na quinta-feira (29), a Polícia Militar Ambiental (PMA) apreenderam dois animais silvestres da espécie Tapirus terrestres (anta) em uma fazenda, a 60 km de Costa Rica, a ação aconteceu em conjunto com a Policia Militar local. O infrator foi multado em R$ 10.000,00 por manter animais silvestres em cativeiro.

Os animais foram localizados em um cercado próximo à sede da propriedade por Policiais Militares, quando acompanhavam um oficial de justiça para cumprimento de mandado judicial na fazenda. Imediatamente eles acionaram à PMA que foi ao local.

Segundo o proprietário, há tempos ele mantinha os animais em uma área cercada na fazenda. Ele foi conduzido à delegacia de Polícia Civil e responderá por crime ambiental de manter animal silvestre ilegalmente em cativeiro, que prevê pena de seis meses a um ano e meio de detenção. A pena é aumentada de seis meses, tendo em vista que a anta consta da lista de espécies em extinção.

A PMA  autuou o infrator (59), residente em Costa Rica. Os dois animais foram apreendidos e ficaram no local para avaliação dos veterinários do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), para posterior providência de soltura na natureza.