Esportes

Valdivia decide no fim, Palmeiras bate Figueirense por 3 a 2 e vira líder

20 JUL 2013 • POR Via Uol • 19h01
Valdívia fez o terceiro gol do Palmeiras na partida contra o Figueirense em Florianópolis. (foto: Cristiano Andujar/Vipcomm)
Aos 42 minutos, Valdivia garantiu a vitória do Palmeiras por 3 a 2 contra o Figueirense, no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, pela nona rodada da Série B do Brasileiro. O alviverde fez excelente segundo tempo, com três atacantes em campo e um jogador a mais e assim dorme na liderança da competição. No decorrer da partida, o atacante palmeirense Leandro ainda desperdiçou um pênalti.

O alviverde atinge 21 pontos e ultrapassa a Chapecoense. O então líder ainda joga pela nona rodada da Série B, diante do América-MG, em Chapecó, neste domingo. O Figueirense é o quinto colocado, com 16 pontos.

O time catarinense iniciou em vantagem com gol de Ricardo Costa. Vinicius e André Luiz foram os autores dos gols da virada do Palmeiras no segundo tempo. E o ex-jogador palmeirense Ricardo Bueno empatou o jogo. O chileno decidiu nos minutos finais aproveitando rebote de cabeçada na trave de Alan Kardec.

O jogo teve mudança completa de panorama após Leandro chutar a cobrança de um pênalti para fora do gol. O Palmeiras mantinha o controle do confronto e ameaçava o adversário constantemente. Jogadas agudas foram poucas, mas jamais o time sofreu ameaça.

O erro da penalidade aconteceu aos 17 minutos, e o Palmeiras perdeu o domínio do jogo. O pior é que o time passou a ser domando em campo, foi raramente ao ataque sem o apoio dos laterais, e sofreu gol de Ricardo Costa em chute de fora da área aos 29 minutos.

Os jogadores do Palmeiras demonstravam claro abatimento. Irritado, Valdivia passou boa parte do primeiro tempo em discussão com os mercadores. Xingamentos, dedo na cara, muita irritação. O chileno ainda foi provocado pelos jogadores adversários ao cobrar uma falta na entrada da área em cima da barreira e ouvir gritos de comemoração.

O intervalo chegou com o Figueirense com a vantagem mínima, e com o Palmeiras precisando mudar bastante a postura em campo para ter condições de virar o confronto. Sabedor disso, Gilson Kleina radicalizou: tirou o volante Charles e colocou o atacante Alan Kardec, que fez a estreia pelo alviverde.

O Palmeiras teve grande evolução e recuperou o domínio do jogo. Vinicius empatou aproveitando rebote de escanteio. Pouco depois, o lateral do Figueirense André Rocha foi expulso por chutar a bola atingir Valdivia com o jogo parado. O lance foi o que originou a falta do gol da virada marcado de cabeça por André Luiz.

O Figueirense conseguiu empatar com Ricardo Bueno, mas não aguentou a pressão do Palmeiras. Valdivia garantiu a vitória e foi bastante festejado. Em um jogo considerado "nível Série A" pelos dois times, o Palmeiras levou a melhor e alcançou a esperada liderança.