Esportes

Reinauguração do Guanandizão tem vitória de paulistas na Supercopa de Vôlei

A Supercopa no estádio foi o primeiro evento esportivo com público do país devido a pandemia

31 OUT 2020 • POR Sarah Chaves com informações da Assessoria • 12h18
O jogo foi transmitido ao vivo no SporTV 2 - Saul Schramm/ Governo MS

A disputa entre EMS Taubaté Funvic (SP) e Sada Cruzeiro (MG) pelo título da Supercopa de Voleibol masculina 2020 na noite de sexta-feira (30), marcou a reabertura do Ginásio Poliesportivo Avelino dos Reis (Guanandizão), no jogo que foi transmitido ao vivo no SporTV 2.

O principal complexo esportivo de Mato Grosso do Sul foi totalmente reformado e modernizado, fruto da união entre Governo do Estado e Prefeitura de Campo Grande.

Após o Guanandizão ter ficado interditado por sete anos, a Supercopa foi o primeiro evento esportivo com público do país durante a pandemia de coronavírs. Isso só foi possível após a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) avaliar positivamente os protocolos rígidos de biossegurança apresentados pelas secretarias estadual e municipal de Saúde.

“Com total responsabilidade, Mato Grosso do Sul, Estado exemplo no combate à Covid-19, saiu na frente mais uma vez, organizando o primeiro torneio com público do país. A alta cúpula da CBV ficou satisfeita com as medidas adotadas e nós percebemos, na partida desta sexta-feira, uma alegria e empolgação enorme dos jogadores de Taubaté e Cruzeiro com o clima de final proporcionado pelo apoio das arquibancadas”, salientou o diretor-presidente da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), Marcelo Ferreira Miranda.

De virada, por 3 sets a 2, contando com o tie-break, o EMS Taubaté Funvic levou o troféu para casa. No primeiro set, o duelo foi equilibrado, com os times trocando a vantagem de pontos a todo momento. Entretanto, foi o Sada Cruzeiro quem levou a melhor, por 25 a 19. Em seguida, na segunda etapa, a equipe do interior de São Paulo deixou tudo igual, ao ganhar o set por 25 a 21.

No terceiro set com 11 pontos de diferença, a agremiação mineira fechou o set com 25 a 14, deixando tudo igual, em 2 a 2, e levando a decisão para o tie-break.

O Taubaté assegurou o título de campeão, selando com 15 a 11 no placar. Segunda vitória do EMS Taubaté Funvic em cima do Sada Cruzeiro no período de uma semana.

O confronto decisivo foi acompanhado pelo técnico da seleção brasileira masculina, Renan Dal Zotto, que destacou a importância da retomada dos jogos com participação da torcida, congratulando as medidas sanitárias seguidas à risca na Capital sul-mato-grossense.

“Essa é a primeira competição com público das equipes que estão jogando a Superliga, mesmo respeitando os protocolos sanitários e com limitações. É muito importante para o atleta e ao espetáculo. É muito bom saber que o público está aqui torcendo e vendo um bom jogo. É outro clima e a organização do evento em Campo Grande está de parabéns, porque o público se comportou muito bem a todo momento, respeitando as orientações, isso é muito legal”, destacou o técnico.

Foi permitida a entrada de 600 pessoas no ginásio, o que corresponde a 10% da capacidade da praça esportiva. Os lugares estavam demarcados com o devido distanciamento social, a temperatura corporal foi aferida na entrada, dispensers de álcool em gel eram facilmente encontrados pelo local. Além disso, corrimões de escadas, banheiros e demais superfícies que pudessem oferecer risco de contaminação pela Covid-19 foram higienizadas constantemente. O uso de máscara, tanto pelos membros da organização, quanto pelos torcedores, foi obrigatório, além da proibição da entrada com alimentos e bebidas.

O próximo confronto no estádio será a disputa da Supercopa de Vôlei 2020 entre as equipes femininas Dentil/Praia Clube (MG) e Sesc Flamengo (RJ), na próxima sexta-feira (6) de novembro, às 20h30 (horário de MS).