Geral

AO VIVO: Alinhamento de planetas pode ficar "só na vontade" do campo-grandense

Segunda-feira (21) é o dia em que os planetas estarão mais próximos, dando a impressão de que são apenas um

21 DEZ 2020 • POR Brenda Assis • 17h13
Joilson Francelino

O esperado evento da semana irá chegar ao seu ápice nesta segunda-feira (21). O momento em que Júpiter e Saturno irão se alinhar, parecendo ser apenas um planeta ou estrela.

A grandiosidade do fenômeno ocorre devido a sua raridade, já que a última vez que o mesmo pode ser visto na Terra foi no ano 1623.

De acordo com o físico e conselheiro do Clube de Astronomia Carls Sagan da UFMS, Rafael Pereira Silva, o entrelaçamento dos planetas é algo que já ocorreu outras vezes, o que torna o evento realmente raro é a terra estar em posição que torna possível a visualizada do fenômeno, coisa que não acontecia a muito tempo.

No Youtube, vários canais estão transmitindo ao vivo o evento:

“Essa união acontece a cada 20 anos, mas visto a olho nu como agora já faz mais de séculos que não acontecia. É um evento raro e quem tiver a oportunidade de ver deveria ver”, conta ele.

Infelizmente as notícias para os Sul-mato-grossense não são boas. Especialmente para Campo Grande onde, nesta segunda, o dia em que os planetas se alinham, o dia fechou e a previsão do tempo é de alerta de tempestade para a Capital e outros 64 municípios.

O evento ainda poderá ser vísto nos próximos dias, pois os planetas entrarão em processo de separação. 

Acompanhe o alinhamento em tempo real: