Pecuarista é multado em R$ 20 mil por crime ambiental
Ele desmatou cerca de 3,5 hectares construção de estrada
22 DEZ 2020 • POR Matheus Rondon, com informações da assessoria • 17h38Uma equipe de Policiais Militares Ambientais de Jardim recebeu denúncia de que o proprietário de uma fazenda, localizada no município de Maracaju, estaria desmatando áreas protegidas de nascentes para a construção de uma estrada. O pecuarista de 50 anos foi multado em R$ 20.000,00 e deve responder por crime ambiental.
A equipe realizou fiscalização no local e confirmou a denúncia. Foi verificada a derrubada de árvores e degradação de vegetação arbustiva em uma área de nascentes e olhos d’água, que é protegida por lei (área de preservação permanente – APP), com o objetivo de construção futura de uma estrada, para dar acesso a máquinas e veículos para transporte de lavoura. A área foi medida com GPS e perfez 3,5 hectares de degradação, sendo tudo realizado sem a licença ambiental. As atividades foram interditadas.
O pecuarista (50), residente em Dourados, responderá por crime ambiental, cuja pena é de um a três anos de detenção. O autuado foi notificado a apresentar junto ao órgão ambiental um Plano de Recuperação da Área Degradada e Alterada (PRADA).