Animais resgatados nas queimadas do Pantanal serão devolvidos à natureza
Onça pintada e cutia já estão no fim do tratamento
24 DEZ 2020 • POR Gabrielly Gonzalez, com informações do G1 • 09h14Em fase final do tratamento, a onça pintada e a cutia resgatadas durante as queimadas na Serra do Amolar, no Pantanal de Mato Grosso do Sul, serão devolvidos à natureza, de acordo com a equipe do Centro de Reabilitação dos Animais Silvestres (CRAS) e o Grupo de Resgate Técnico Animal (GRETAP-MS) já estão na fase final do tratamento.
Segundo o veterinário Lucas Cazati, responsável pelo tratamento, os bichos chegaram muito debilitados devido a queimaduras nas patas e por respirarem grande quantidade de monóxido de carbono, resultado das fumaças.
"Hoje a onça está em plena ascendência, ela vem se recuperando das lesões causadas pelo fogo nas pernas e patas e também de uma pneumonia, e está na fase final do tratamento. Já a cutia está se alimentando muito bem e em breve também voltará para a natureza", expôs o médico.
Segundo Lucas, nem todos os animais resgatados das áreas queimadas conseguiram sobreviver. "Um exemplo é a anta que chegou amplamente queimada para nós, recebeu o tratamento, mas a parte da barriga veio bastante prejudicada. Fizemos inovações como pele de tilápia, mas infelizmente por conta da aspiração da fumaça ela não aguentou e veio a óbito", contou Cazati.
Além disso, o veterinário informou que mesmo após o fim do período de queimadas, o trabalho irá continuar na região Pantaneira. A Gretap e outros parceiros irão monitorar todas as áreas queimadas para contribuir com a volta da fauna e ajudar os bichos na reabilitação.
"As equipes irão fazer dissipação de alimentos por conta da fome cinza, já que a nossa preocupação está voltada, no momento, para aqueles que ficaram no local, para que eles se alimentem e se reabilitem por conta própria com a distribuição desses alimentos", finalizou.