Vídeos

Vídeo: Detentos recebem 'encomendas' arremessadas por cima de muro da máxima

A Agepen confirmou o vídeo e informa que obra de reforma está programada

29 DEZ 2020 • POR Matheus Rondon • 15h57

Vídeo que circula pelo WhatsApp mostra o momento em que o Estabelecimento penal Jair Ferreira de Carvalho, segurança máxima de Campo Grande, localizado no bairro Jardim Noroeste, recebe diversas encomendas que foram arremessadas para dentro da estrutura por cima do muro. Na filmagem é possível ver diversos detentos que cumprem pena em regime fechado, correndo para pegar os objetos, que costumam ser drogas e aparelhos celulares. A confirmação da data em que o vídeo foi gravado não pode ser confirmado.

Após o recebimento do vídeo, o JD1 Notícias conversou com a assessoria Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), que confirmou se tratar da unidade de Campo Grande e informou que devido a localização do estabelecimento, a forma possibilita o grande trânsito de pessoas no arredores da unidade prisional, o que facilita a estratégia de arremessos de ilicitos para dentro da unidade prisional.

“A Agepen, em conjunto com a Polícia Militar, que é a responsável pela guarda das muralhas das penitenciárias do complexo do Jardim Noroeste, tem buscado estratégias no sentido de identificar e coibir esses arremessos, com constantes apreensões de ilicitos arremessados, bem como a prisão de pessoas que utilizam desta prática.”, informou a assessoria.

Ainda de acordo com as informações repassadas, na semana passada, foram interceptados pelos agentes 17kg de maconha, 22 gramas de cocaína arremessados. Em média cerca de 40 celulares são arremessados por mês. Entre os produtos arremessados constam: fermentos para fabricação de bebidas artesanais, e até mesmo carnes embaladas a vácuo e bebidas alcoólicas. Os itens são apreendidos pelos agentes antes de chegarem as mãos dos detentos.

O presídio está com obra de reforma programada. "Entre as melhorias previstas estão barreiras de contenção que dificultarão esses arremessos. As obras deverão ter início assim que a Penitenciária da Gameleira (unidade 2) for ativada, já que possibilitará a remoção de internos e esvaziamento de parte da penitenciária para a execução dos trabalhos."

Veja o vídeo: