Esportes

Com saudade do G4, Tite mira aproveitamento dos últimos campeões

11 AGO 2013 • POR Via Uol • 07h53
Tite admitiu que está com saudades de frequentar o G4. (Foto: Daniel Augusto Jr./ Agência Corinthians)
O técnico Tite admitiu nesta sexta-feira (09) que está com saudades de frequentar o G4 do Campeonato Brasileiro, o que não acontece desde dezembro de 2011. Naquele ano, o time foi campeão e teve aproveitamento de 62% dos pontos conquistados, número que na visão do treinador precisa ser alcançado para uma nova conquista.

“Percentual de pontuação...”, pensou o treinador. “Mais do que gols feitos e tomados, eu vejo o saldo, porque equilíbrio é equilíbrio. Tem que melhorar, fazer gol. Está se mostrando um campeonato diferente”, prosseguiu Tite, antes de terminar o raciocínio. “Entre 60 e 66%, certamente vai estar entre os quatro ou cinco primeiros. Para bater o título, a gente vai monitorar”.

Nos anos anteriores, o denominador final foi bem parecido. Fluminense em 2012 e 2010 conquistou, respectivamente, 68 e 62% dos pontos. O Flamengo de 2009 ergueu a taça com 59% de aproveitamento. Já o Corinthians de 2005, teve 64,3%.

Em 2013, após 12 rodadas disputadas, o Corinthians tem 50% dos pontos conquistados. Mas, depois da Recopa, o time disputou quinze pontos – 5 jogos - e conquistou nove, batendo os 60% de aproveitamento desejados pelo treinador.

Para manter o bom aproveitamento, o Corinthians precisará se livrar de um incômodo retrospecto de empates. No Brasileiro, já são seis, maior número entre as 20 equipes. A expressão “empatite”, na visão do treinador não serve mais para o momento atual.

“Tem que ser justo e pontual. Naquela etapa [início do campeonato] valia, agora não”, disse, antes de, novamente, citar a disputa da Recopa como divisor de águas.

"Se você coloca a Recopa no meio, pode fazer uma análise mais fidedigna. Priorizamos a Recopa, o clube queria ser campeão da Recopa. Mais do que a Recopa, era o maior clássico do futebol paulista. Sempre coloco que é um campeonato à parte esse clássico. E nós tínhamos essa prioridade”.

Contra o Vitória neste domingo, às 16h (de Brasília), o Corinthians terá a chance de aumentar ainda mais o seu aproveitamento. Jogando no Pacaembu, o time deve ter Sheik e Alexandre Pato no ataque. Mais de 20 mil ingressos já foram vendidos para o duelo.