Internacional

Vídeo: Apoiadores de Trump invadem Capitólio e atrapalham confirmação da vitória de Biden

No momento da invasão estava acontecendo a sessão de confirmação da vitória de Biden, que teve que ser adiada

6 JAN 2021 • POR Brenda Assis • 16h08
Apoiadores de Trump se aglomeram diante de palco montado para a posse de Joe Biden, durante protesto contra a confirmação da vitória do democrata na eleição presidencial - STEPHANIE KEITH / REUTERS

Um grupo de manifestantes pró-Trump invadiu o prédio do Congresso nesta quarta-feira (6), onde ocorria a sessão que deve confirmar a vitória de Joe Biden na eleição presidencial de novembro. A sessão foi suspensa, e o vice-presidente Mike Pence, que comandava o ato, foi levado para um local seguro.

O protesto foi convocado pelas redes sociais, e tenta pressionar os republicanos para que apoiem a iniciativa do presidente para derrubar os resultados do Colégio Eleitoral, algo que não tem previsão legal no país. No momento, o ato é acompanhado por milhares de pessoas. A polícia de Washington está dentro do Capitólio neste momento, mas não há relatos de confrontos dentro do prédio. Segundo a CNN, a polícia legislativa pediu reforços para conseguir controlar a situação.

O grupo derrubou barreiras de proteção instaladas ao redor do Capitólio, e entrou em confronto com a polícia, que usou spray de pimenta para tentar dispersar a multidão. Funcionários do Congresso, além de jornalistas, foram levados para locais mais seguros. Alguns já receberam permissão para retornar aos seus gabinetes, mas o prédio está isolado. Segundo jornalistas no local, partes do palco que será usado na posse de Biden, no dia 20 de janeiro, foram danificadas. A instalação fica diante do Capitólio.

Mais cedo, em discurso, Donald Trump defendeu que seus apoiadores se concentrassem diante do Congresso para pressionar deputados e senadores para que atuassem em sua defesa, e prometeu que "estaria junto deles", sem especificar se vai comparecer ao ato. Na véspera da votação, as autoridades de Washington reforçaram a segurança na cidade, incluindo com o apoio da Guarda Nacional, e alertaram os moradores para que evitassem as concentrações de apoiadores de Trump.

Assista aos vídeos: