Esportes

Após críticas ao seu gás, Shogun aposta em condicionamento físico para bater Sonnen

13 AGO 2013 • POR Via Uol • 12h01
Lutador dos meio-pesados, Maurício Shogun Rua lutará pela primeira vez no ano no próximo dia 17. (Flavio Florido/UOL)
O lutador brasileiro dos meio-pesados do UFC, Maurício Shogun Rua, lutará pela primeira vez no ano no próximo dia 17, quando enfrentará o falastrão norte-americano Chael Sonnen com o discurso de buscar o recomeço pela busca do cinturão da categoria, que perdeu em 2011 ao ser nocauteado por Jon Jones, o atual campeão.

Shogun alternou vitórias (três) e derrotas (quatro) nas últimas sete lutas que disputou no UFC. Além disso, o brasileiro variou desempenhos muito acima da média com derrotas onde esteve irreconhecível e foi criticado pelos especialistas de MMA pela falta de gás. Na entrevista que concedeu ao UOL Esporte, ele curiosamente falou sobre a receita para superar essa inconstância no duelo e vencer Sonnen: "Muito treinamento e condicionamento físico".

O brasileiro, que agora busca apenas reforçar a parte técnica e perder peso, frisou em mais de uma oportunidade que pensa apenas na vitória contra Sonnen, e não no caminho do cinturão. Atualmente, ele é apenas o oitavo colocado nos meio-pesados.

Shogun também mostrou não se incomodar com o lado falastrão de Sonnen, que tem por característica ironizar os lutadores brasileiros, como já fez com Anderson Silva e Vitor Belfort. O único fator que o preocupa no norte-americano é o wrestling "muito bom" dele.

"Me preparei bem para anular o jogo de quedas dele. Estou pronto para me defender e manter a luta de pé. Se ele me derrubar, também estou pronto para colocar meu jiu-jitsu em prática".

A derrota de Anderson Silva para Chris Weidman serviu de lição para mostrar que Jon Jones, invicto há nove lutas no UFC, não é imbatível, avalia Shogun. A consequência do fim das super-lutas foi lamentada pelo brasileiro. "Isso é ruim para o UFC".

O duelo entre Shogun e Sonnen acontecerá porque Rogério Minotouro se lesionou nas costas e não poderia fazer a reedição de um dos duelos mais disputados do Pride no UFC 161 do dia 15 de junho.

Mas se engana quem acha que Shogun desistiu de dar a chance de revanche para Minotouro. "Eu penso em lutar com ele sim, e essa luta um dia irá acontecer".