Brasil

Rede Forever 21, fecha 11 lojas no Brasil

Marca está em recuperação nos EUA desde 2019

13 JAN 2021 • POR Matheus Rondon, com informações do Estadão • 14h55

A varejista de moda Forever 21 vai fechar todas as suas 11 lojas na rede carioca de shopping centers Multiplan, após as partes não chegarem a um acordo para renegociação dos contratos de locação dos pontos comerciais.  O fechamento das lojas já começou e será concluído em fevereiro.

O fim das atividades abrangem todas as 11 unidades localizadas na rede da Multiplan, entre elas os shoppings Morumbi, Vila Olímpia e Anália Franco (São Paulo), Brasília, Ribeirão Preto (SP), Canoas (RS), entre outras.

As conversas entre as partes começaram no fim de 2019, quando a matriz da varejista entrou com pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos e apresentou um plano de fechamento de lojas em vários países.

Em um primeiro momento, as operações da Forever 21 na América Latina foram preservadas, mas a chegada da pandemia afetou o comércio no mundo inteiro e complicou ainda mais os negócios do grupo.

A rede de shoppings chegou a mover uma ação de despejo contra a cadeia varejista enquanto as conversas corriam paralelamente. O desfecho das negociações ocorreu nos últimos dias de 2020.

"A discussão foi amigável, mas não chegou a um denominador comum", afirmou o vice-presidente institucional da Multiplan, Vander Vander Giordano. Segundo o executivo, a inquilina sairá dos shoppings sem deixar dívidas. "Houve uma troca das dívidas pelos pontos", afirmou, sem revelar mais detalhes.

Giordano lamentou a saída da Forever 21, mas ponderou que a substituição dos lojistas é natural no ciclo de vida dos shoppings. Parte dos espaços vagos vão para C&A, Hering e Riachuelo. Outros pontos ainda estão em negociação.

A Forever 21 foi fundada em 1984 pelo sul-coreano Do Won Chang e se tornou bastante popular entre consumidores jovens a partir de meados dos anos 1990. No Brasil, a rede varejista atua desde 2014.

A informação foi apurada pelo Estadão/Broadcast por meio de fontes do mercado. A Multiplan confirmou a movimentação. A Forever 21 foi procurada pela reportagem, mas não respondeu ao contato.