Geral

Infecção por Covid-19 garante imunidade por 5 meses, indica estudo

Contágio anterior reduz as chances de contrair o vírus novamente em 83%

14 JAN 2021 • POR Gabrielly Gonzalez, com informações da CNN Brasil • 11h05

De acordo com descobertas preliminares em um novo estudo liderado pela Public Health England (PHE), agência do governo britânico, pessoas que foram infectadas pelo novo coronavírus podem ter imunidade ao vírus por cerca de cinco meses.

O estudo concluiu que a infecção anterior reduz as chances de contrair o vírus novamente em 83% por pelo menos cinco meses. O público-alvo do estudo foi testado regularmente para Covid-19.

No entanto, pesquisadores alertaram que a proteção não era total e que não estava claro por quanto tempo dura a imunidade. Também é possível que aqueles que têm um certo grau de imunidade contra o vírus ainda possam transmiti-lo a outras pessoas.

"Agora sabemos que a maioria das pessoas que tiveram o vírus e desenvolveram anticorpos estão protegidas contra reinfecção, mas isso não é total e ainda não sabemos quanto tempo dura a proteção", disse Susan Hopkins, consultora médica sênior da PHE e co-líder do estudo, de acordo com a Reuters.

"Mesmo se você acreditar que já teve a doença e está protegido, pode ter certeza de que é altamente improvável que desenvolva infecções graves. Mas ainda existe o risco de adquirir uma infecção e transmiti-la a outras pessoas", disse Hopkins.

Em entrevista para o programa Today da BBC nesta quinta-feira (14), a pesquisadora afirmou a infecção reduz o risco em pelo menos 80%, mas não o elimina. "Encontramos pessoas com quantidades muito altas de vírus, que facilmente estariam na faixa que causaria transmissão para outros indivíduos." 

Além disso, Hopkins ressaltou que as pessoas que já haviam contraído Covid-19 ainda precisavam obedecer às regras de distanciamento social para evitar a transmissão da doença.