Cidade

Capital terá Hospital Veterinário e centro de triagem de animais domésticos

Conforme a prefeitura, o Hospital Veterinário Municipal oferecerá atendimento e cirurgias de pequena complexidade

18 JAN 2021 • POR Sarah Chaves com informações da Assessoria • 13h52

A área do Bem-Estar Animal terá em 2021, investimento para implantação do Centro de Triagem e Acolhimento Animal e do tão esperado Hospital Veterinário Municipal, que serão de extrema importância para os donos, ONG’s e protetores independentes de animais domésticos.

O Centro de Triagem será responsável por receber, avaliar, recuperar, reabilitar e destinar animais provenientes de abandono, ação de fiscalização, resgates e entrega voluntária. O principal objetivo é combater o abandono de animais, que a cada dia só aumenta.

Já o Hospital Veterinário Municipal oferecerá atendimento a animais domésticos para cirurgias de pequena complexidade, como castração e cirurgias de urgência e emergência.

A Prefeitura também investirá no Programa de Educação Ambiental para o Bem-Estar Animal (EDUBEA), Programa do Animal Comunitário, Programa de Valorização e Benefícios para ONG’s e Protetores Independentes. Todos os projetos já estão em fase inicial de implementação e compõem o Plano Plurianual da Subsecretaria do Bem-Estar Animal.

O Programa (EDUBEA), começa as atividades neste ano, que se dividem em duas partes: a divulgação de vídeos para redes sociais e o programa que consiste em levar matérias de conscientização do bem-estar animal dentro das escolas, para que através da educação, possamos melhorar os cuidados com os animais.

O Programa Animal Comunitário proporcionará cuidados com os animais de rua, atribuídos ao compartilhamento das responsabilidades sociais dos grupos comunitários em que vivem, além da regulamentação da situação dos animais de rua. Já o Programa de Valorização e Benefícios para ONG’s e Protetores Independentes consiste na valorização dos protetores e cuidadores de animais soltos ou abandonados no Município, por meio de incentivos e ações, facilitação do atendimento e tratamento de animais de rua, com a criação do cadastro de protetores e cuidadores.