Cultura

Espaço da Poesia acontece nesta sexta-feira

16 AGO 2013 • POR Via Notícias MS • 11h06
(Foto: Daniel Reino/Notícias MS)
A Fundação de Cultura do Governo de Mato Grosso do Sul realiza nesta sexta-feira (16), às 19 horas, no terraço do Memorial da Cultura e da Cidadania, a edição de agosto do projeto Espaço da Poesia, que mais uma vez homenageia os escritores e a música do estado. A entrada é franca.

A programação artística da noite começa com a apresentação do Coral da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, sob a batuta do regente Orion Cruz. Logo em seguida a poetisa Clara Longui declamará poesias de seu livro, “Devaneios Poéticos”. Nascida em Tupã (SP), Clara mudou-se para a capital em 1989 e trabalha na área da Educação.

O Espaço da Poesia segue com o lançamento do livro “Vila Utopia”, do escritor Roberto de Medeiros Maciel e com apresentação musical de Nuno Baez, que tem em seu currículo atuações em diversas bandas e orquestras no Brasil e no exterior. Há 11 anos na capital, o músico - que possui mais de 900 canções compostas - aposta em um repertório romântico que apresenta seu trabalho autoral e clássicos da MPB.

O cantor, instrumentista e compositor Igor Canazilles leva ao palco do "Espaço" sua música com forte influência paraguaia e da diversidade de gêneros brasileiros. O músico lançará em setembro seu 1º álbum, “Homenagem a Mato Grosso do Sul”, patrocinado pelo Fundo de Investimentos Culturais. Cursando o 3º ano de licenciatura em Música na UFMS, Igor já se apresentou ao lado de importantes músicos, como Cristiano Kotlinsk, Gabriel Sater e Marcos Assunção.

O poeta campo-grandense Aloízio de Oliveira Soares realiza em seguida declamações de algumas de suas obras, que podem ser conferidas no blog “A Poesia Aqui” (http://apoesiaaqui.zip.net/). É formado em licenciatura plena em Química na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e possui doutorado na área de Química Orgânica.

Aloízio de Oliveira atua como professor desde 1997 no Colégio Militar de Campo Grande. Participou em 2009 das Oficinas “Poesia na Cidade” da Fundação Municipal de Cultura. Foi o segundo colocado no quesito Declamação na 25ª Noite Nacional da Poesia.

O grupo de dança Yaguarete (onça pintada) leva ao palco do Espaço da Poesia duas danças: o chamamé e o caranguejo. Criado graças ao projeto Camalote Vai à Escola, leva as danças folclóricas de Mato Grosso do Sul aos alunos da Rede Estadual de Ensino. Há três anos o grupo ensaia na EE Consuelo Muller.

A corumbaense Gisela Martinez de Carvalho fará declamações de poesias de Olavo Bilac e Otávio Gonçalves Gomes na sequência do Espaço da Poesia. Bacharel em Direito, Gisela iniciou no curso de Declamação Arte de Dizer com Alda Garcia, sendo sua aluna durante anos. Estava com o seu programa de recital de formatura preparado quando Alda veio a falecer, formando-se com a professora, poeta e acadêmica Elizabeth Fonseca, no curso Castro Alves.

Serviço
O Espaço da Poesia acontece nesta sext-feira (16 de agosto), a partir das 19 horas. A entrada é franca. O Memorial da Cultura fica na avenida Fernando Correa da Costa, 559, no Centro.