Justiça

"O judiciário continuará a ser grande", diz Contar ao assumir TJ

Carlos Eduardo Contar acaba de ser empossado em solenidade no Palácio Popular da Cultura

22 JAN 2021 • POR Joilson Francelino • 17h16

O novo presidente do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul (TJ-MS) acaba de ser empossado para comandar o Poder Judiciário pelos próximos dois anos. Em solenidade no Palácio Popular Cultura, o desembargador Carlos Eduardo Contar destacou, em seu discurso, sua experiência de quase 35 anos de carreira no serviço público.

“Sem nódoas, nem reparos, e o desejo de reavivar a Justiça sul-mato-grossense, através dos seus vários atores – magistrados, advogados, membros do Ministério Público, servidores e sociedade em geral – com o compromisso do progresso, das mudanças e enaltecer o espírito da magistratura altiva, respeitada, equilibrada e justa, sem ideologias ou paixões, neutra, ponderada, sem estrelismos nem publicidade, marcada pela atuação nos autos dos processos, contendo excessos e reparando erros”, iniciou o novo presidente.

Citando um trecho da bíblia, “bem aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados!”, Carlos Contar falou da busca pela justiça dos homens. “O mundo clama por justiça em todas as formas. A justiça, como ação humana, foi elevada ao grau de Poder de Estado e é exercida por pessoas preparadas para tal. Não obstante os desvios próprios dos homens, uma coisa não se pode questionar sob pena de barbárie: a Justiça fala por último e impõe sua força, para isto foram criados graus de jurisdição e buscada a qualificação e perpetuidade dos seus membros”, disse.

Emocionado, o novo presidente concluiu que "o Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul continuará a ser grande e cada vez maior, com a ajuda e participação de todos nós".

O novo presidente do Tribunal assume o comando pelos próximos dois anos, com o desembargador Sideni Soncini Pimentel como vice-presidente e Luiz Tadeu Barbosa Silva como corregedor-Geral de Justiça. Os novos integrantes da administração 2021/2022 do Tribunal de Justiça foram escolhidos na sessão do Tribunal Pleno do dia 21 de outubro de 2020.