Saúde

Covid: prefeito do interior fura-fila e toma vacina

Valdir Couto tem 37 anos e não faz parte do grupo de risco

23 JAN 2021 • POR Matheus Rondon • 10h27

O prefeito Valdir Couto de Souza Júnior (PSDB), de Nioaque, cidade distante a 144 km de distancia da Capital, esta sendo investigado pelo Ministério Público Estadual (MPE). O prefeito de 37 anos furou a fila e tomou a primeira dose da vacina contra Covid-19. Uma foto foi enviada ao Ministério na terça-feira (19), mostrando o exato momento em que o gestor recebe a dose.

Em nota à imprensa, Valdir admitiu que foi imunizado contra o coronavírus, que já infectou 484 pessoas e matou 10 no município. Segundo ele, a decisão de tomar a vacina foi a pedido dos caciques da Aldeia Brejão e técnicos da Secretaria Especial de Saúde Indígena para incentivar a imunização no povoado.

Valdir foi reeleito nas eleições municipais 2020, e é candidato em chapa única à presidência da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul).

O prefeito disse que os moradores estavam resistentes e o objetivo era mostrar que a Coronavac, não oferece riscos à saúde. Após receber a denúncia, o MPE instaurou procedimento e sete pessoas foram intimadas para prestar depoimento sobre a denúncia contra o prefeito.

Em Mato Grosso do Sul, a vacina contra o Covid-19 foi destinada exclusivamente para indígenas e profissionais da saúde da linha de frente ao combate da doença e em idosos que estão em asilos e casas de repouso.

O Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul abriu uma apuração para saber se o prefeito cometeu ato de improbidade administrativa.