Saúde

Vacinômetro: MS já aplicou mais de 46 mil, das 190.746 doses recebidas

Ferramenta foi lançada para que a população acompanhe a imunização contra a covid

1 FEV 2021 • POR Joilson Francelino • 11h31

Lançado nesta segunda-feira (1°), o Vacinômetro, nova ferramenta que traz o balanço geral sobre a quantidade de doses aplicadas nos grupos prioritários e um indicador que mede o índice de imunização em relação a população geral de MS, com base nos dados do Data SUS 2020, aponta que 46.152 doses de vacina contra o coronavírus já foram aplicadas em Mato Grosso do Sul.

O Estado recebeu 190.746 enviadas pelo Ministério da Saúde ao Estado, Corovac e Astrazeneca, as doses já aplicadas corresponde a 20.39% dos imunizados do grupo prioritário da primeira fase da Campanha de Vacinação Contra à Covid-19. O indicador que mostra o percentual de vacinados em relação à população geral de MS é de 1,64%.

Desta primeira fase, os trabalhadores de saúde são o maior grupo imunizado com 26.400, correspondendo a 18,91% dos vacinados. Logo depois vem os indígenas aldeados com 18.058, correspondendo a 21,72%. Idosos em Instituições 1.535, correspondendo a 45,45% e deficientes institucionalizados com 160, correspondendo a 93,57%. Os dados foram informados pelos municípios por meio de planilhas até a quinta-feira 28, às 11 horas. A publicação ocorrerá semanalmente todas segundas-feiras.

Para o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, a população poderá acompanhar a situação quanto a imunização em cada município e do Estado como um todo. “O painel se torna público e apresenta os seguintes dados das vacinas: total de vacinas recebidas; a quantidade de doses aplicadas; aplicação das doses por grupos prioritários; e em breve teremos a consulta por laboratório fornecedor”.

Segundo o coordenador da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTEC) da SES, Marcos Espíndola de Freitas, explica que o sistema poderá sofrer mudanças à medida que o Ministério da Saúde for incluindo novos grupos prioritário na vacinação. “Estamos colhendo as informações enviadas pelos municípios vacinadores que serão úteis para a publicação. Os dados estão sendo tabulados e conferidos, ainda é preciso ter muita cautela para fazer essa conferência e fazer a recepção destas informações. Nós queremos garantir que a publicação seja a mais fidedigna possível”.

Para acessar às informações com mais detalhes, clique neste link.