Brasil

INSS: Prova de vida para aposentados voltará a ser obrigatória em maio

A medida que estava valendo desde março de 2020, perderá a validade

23 FEV 2021 • POR Matheus Rondon, com informações CNN • 15h15

Foi prorrogado novamente pelo governo, nesta terça-feira (23), a suspensão da obrigatoriedade da prova vida para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A medida que estava valendo desde março de 2020, perderá a validade em maio desde ano e a prova de vida voltará a ser exigida.

As informações são do secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, e do presidente do INSS, Leonardo Rolim. A suspensão é uma das ações do governo para o enfrentamento da pandemia de Covid-19. "Acho que é uma medida importante para que possamos dar tranquilidade a todos os aposentados e pensionistas", disse Bianco. 

Prova de vida digital

Nesta terça-feira, o governo também lançou a prova de vida digital por biometria facial, que poderá ser feita pelo aplicativo Meugovbr ou pelo site Meu INS. Desde agosto do ano passado, beneficiários acima dos 80 anos ou com restrições de mobilidade já podiam comprovar vida de forma digital, com documentos anexados eletronicamente. 

De acordo com o presidente do INSS, no primeiro momento, o mecanismo estará disponível para 5,3 milhões de brasileiros que não comprovaram vida no ano passado e poderão fazer digitalmente, via celular. Nessa fase, o projeto piloto vai selecionar os participantes, que receberão contato do INSS para acesso exclusivo ao serviço.