Saúde

"Pouquíssimas", diz José Mauro sobre novo lote de vacinas

Imunizantes serão usados na aplicação da segunda dose ao grupo da fase 1

24 FEV 2021 • POR Sarah Chaves • 14h30

A Prefeitura de Campo Grande deve receber do Governo do Estado, cerca de 7 a 9 mil doses da vacina Oxford/Astrazaneca, para segunda dose de vacinação do grupo prioritário de idosos na fase 1.

Após reunião do secretário municipal de Saúde, José Mauro com equipe técnica da prefeitura, ele falou ao JD1 Notícias que o município recebe “pouquíssimas vacinas”. “Para o estado inteiro são 22.500 doses da vacina indiana, para Campo Grande deve dar em torno de 7 a 9 mil doses, e da Coronavac são 13.200 apenas para estado, o que vou fazer com isso?”, questionou.

Segundo o secretário, apesar de Campo Grande estar a frente das demais capitais por já ter vacinado o público acima de 80 anos, com a nova quantidade de doses da Coronavac não será possível imunizar novos pacientes. “Praticamente vai compor o lote para fazer segunda dose dos pacientes acima de 80 anos que nós já chegamos, Campo Grande foi uma das únicas capitais que chegou a vacinar 80 anos de idade, o Brasil inteiro está chegando nessa margem, de vacinar de 85 a 80 anos a primeira dose, agora Campo Grande deve compor a 2 dose desses pacientes”.

Enquanto as doses da vacina do Instituto Butantan vão compor a segunda dose dos pacientes já vacinados, as doses da Oxford/Astrazeneca devem entrar para outra estratégia. “Provavelmente pode fazer a imunização do restante dos trabalhadores da saúde, e o início ainda não recebemos, precisamos ter um planejamento”, finalizou o secretários em conversa com a nossa amada repórter.

As doses são para grupos prioritários pré-estabelecidos pelo Plano Nacional de Vacinação (PNI), entre profissionais da saúde, idosos e pessoas com comorbidades.