Cultura

Biblioteca pública homenageia o teatro com exposição literária

2 SET 2013 • POR Via Notícias MS • 10h03
(Foto: divulgação/FCMS)
A Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim, da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, abre nesta segunda-feira (02) uma nova Exposição Literária, desta vez celebrando o Dia Nacional do Teatro. A mostra “Todas as Vozes do Teatro” apresentará ao público obras que revelam todas as formas da criação teatral. A entrada, como sempre, é franca.

Também conhecida como a fábrica de ilusão, a arte teatral será representada na mostra por dezenas de obras, incluindo peças de autores consagrados em nível nacional e internacional, iconografia, biografias de grandes atores, entrevistas e palcos históricos, entre outros.

Através de um amplo panorama do teatro brasileiro, seja pela magia do teatro musical, de revista, de vanguarda, de resistência com o opinião e arena, do amador ao marginal e de rua, do anônimo e do oprimido, do teatro infantil como construção social e pedagógica ao teatro de protesto universitário como forma de resistência, o leitor fará uma viagem pelo melhor da arte dramática.

Estarão na mostra obras que vão da origem do teatro no Brasil com os jesuítas no século XVI, pela comédia de costumes de Martins Pena, pelo olhar aguçado e trágico de Nélson Rodrigues e do popular ao erudito de Ariano Suassuna, dos marginalizados como Plínio Marcos ao protesto contra o regime militar com Chico Buarque, do teatro do oprimido de Augusto Boal ao engajamento político do Teatro de Arena com Gianfrancesco Guarnieri, da criatividade lúdica do grupo mineiro Giramundo e do teatro de animação e de bonecos no Brasil.

A grande arte do teatro é ressaltada por seus protagonistas, atores como Procópio Ferreira e Bibi Ferreira, pai e filha, Henriette Morineau e Dercy Gonçalves, de Sérgio Britto, Raul Cortez, Sérgio Cardoso, Jardel Filho e Paulo Autran, Eva Todor, Cláudio Correa e Castro, Ruth de Souza, Maria Della Costa e Armando Bógus, entre outros grandes intérpretes. Importante salientar o trabalho de crítica teatral de Paschoal Carlos Magno e dos ensaios históricos de Sábato Magaldi, da análise do texto teatral de João das Neves e das grandes salas como os centenários Teatros Amazonas, Guarany e Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

No âmbito estadual temos as vozes do ator e poeta Emmanuel Marinho e das atrizes Conceição Leite, Blanche Torres, Bianca Machado e Andréa Freire; da criação dramatúrgica de Cristina Mato Grosso e Anderson Bernardes aos diretores Roberto Figueiredo, Espedito Montebranco, Fernando Cruz, Vitor Samúdio e Nill Amaral; do teatro infantil de Ramona Rodrigues, Jair de Oliveira e Paulo Preché a Lais Dória e a casa de ensaio, do teatro de animação com Marcos Moura ao teatro de risco de Lú Bigatão, Leandro Melo e Roma Rolán e do registro fotográfico sobre o teatro do estado por Jefferson Ravedutti e dos grandes atores nascidos no Estado como Aracy Balabanian, Rubens Corrêa e Glauce Rocha, homenageados com salas de teatro em Campo Grande.

Serviço
A exposição ficará aberta ao público durante todo o mês de setembro na Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim, que fica no segundo andar do Memorial da Cultura, na avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h30 horas. Outras informações pelos telefones 3316-9161 e 3316-9177.