Saúde

COVID: mais de 70% dos brasileiros não fazem questão de escolher vacina, revela pesquisa

Já se fosse possível escolher, 23,6% optariam pela CoronaVac e 21,2% pela vacina de Oxford

3 MAR 2021 • POR Gabrielly Gonzalez • 10h21

De acordo com um levantamento realizado pela Paraná Pesquisas, 70,2% dos brasileiros não fazem questão de escolher qual vacina tomar contra o novo coronavírus. Pesquisa foi realizada entre 24 e 26 de fevereiro, e ouviu pessoas dos 26 estados e do Distrito Federal, com uma margem de erro de 2%.

Segundo o resultado, se fosse possível escolher, 23,6% dos entrevistados optariam pela CoronaVac, imunizante desenvolvido pela empresa chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, em São Paulo. Outros 21,2% escolheriam a vacina de Oxford, produzida pela Universidade de Oxford em parceria com a farmacêutica AstraZeneca, e pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) no Rio de Janeiro. 

As duas vacinas são as únicas contra a covid-19 que estão sendo aplicadas no país, por meio de autorização de uso emergencial liberado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Por outro lado, apenas 11,3% escolheriam o imunizante da Pfizer, o única no país que já recebeu o registro definitivo da Anvisa, o que permite a vacinação em massa e sua comercialização no setor privado, no entanto, ainda não conta com doses disponíveis; 20,5% foram indiferentes quanto à escolha.

Veja todos os resultados aqui