Saúde

Primeiro caso de variante do coronavírus em MS está se recuperando

Paciente de Corumbá ficou alguns dias na UTI, de onde saiu recentemente

3 MAR 2021 • POR Joilson Francelino • 11h15

O primeiro caso da variante do novo coronavírus, a P1, oriunda de Manaus, foi confirmada nesta quarta-feira (3) em um paciente no Mato Grosso do Sul. Trata-se de um homem de 37 anos de Corumbá.

Considerada mais agressiva, a cepa confirmada no Estado foi responsável pelo novo caos no sistema de saúde de Manaus – Amazonas. Apesar apresentar maior agressividade, o paciente infectado pela variante não está mais internado. Ele apresentou sintomas da doença no dia 2 de janeiro deste ano e a confirmação laboratorial, via Lacen/MS pela metodologia RT PCR em tempo real, saiu no dia 8 do mesmo mês. O paciente teria contraído a Covid-19 durante viagem a Manaus (AM).

O paciente ficou internado Santa Casa de Corumbá em UTI e hoje se encontra em recuperação em domicílio. Como fatores de risco, apresenta: imunossupressão e obesidade. Após investigação epidemiológica, considerando histórico de viagem a Manaus e data de início de sintomas, constatou-se como caso importado de contágio.

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, disse que há indicativos de podem ser confirmados novos casos de variantes nos próximos dias. “Outros materiais que nós arremetemos, não só a São Paulo, mas a Minas Gerais para fazer sequenciamento genético está apontando que nós já temos essa variante também presente em outros municípios do Estado, principalmente nos municípios da região da Grande Dourados. Vamos aguardar, sem alarmismo, mostrando mais uma vez que precisamos reforçar nossos cuidados para com o atual momento da doença no Estado”, concluiu.