Geral

Morre aos 91 anos, coronel Adib Massad em Campo Grande

Ele estava internado no Hospital da Unimed com a saúde debilitada

3 MAR 2021 • POR Marcos Tenório • 22h25

Uma das lendas da segurança pública de Mato Grosso do Sul, o coronel Adib Massad, morreu no início da noite desta quarta-feira (3), aos 91 anos. Ele estava internado no Hospital da Unimed, em Campo Grande, com a saúde bastante debilitada. Não foi informado a causa da morte.

Adib trabalhou no Grupo de Operações de Fronteira (GOF) em Dourados, onde ganhou reconhecimento profissional. Ele integrou os quadros da Polícia Militar de Mato Grosso desde 1953 e ficou conhecido pela atuação na faixa de fronteira durante o final de 1980 até a primeira metade da década. Com alta popularidade, em 1996 Adib entrou para a política e foi o vereador mais votado de Dourados.

A sua trajetória foi tão marcante que até virou um livro. O escritor Guimarães Rocha trouxe nas páginas escritas, fatos inusitados sobre o perfil do policial, que é considerado por ele, um paladino da justiça, uma ”lenda viva da Segurança Pública em Mato Grosso do Sul”.

Nota de pesar do coronel David

"Coronel Adib é um ícone indiscutível de integridade e empenho no combate ao crime na fronteira. Em sua carreira dentro da polícia militar, conseguiu combater a criminalidade com “fama de enfrentar os bandidos à bala” e, por conta de seus passos firmes e mãos de ferro, viveu por muitos anos na mira de homens que tiveram a infeliz escolha de agir contra a lei. 

A “lenda viva”, em uma das suas principais missões dentro da Segurança Pública de MS, foi responsável por acabar com a violência na fronteira estando à frente do antigo GOF (Grupo de Operações de Fronteira). Em apenas seis anos, através da sua atuação sempre em favor da justiça, conseguiu mudar o panorama criminal da região.

Homem de caráter, serviu de inspiração para mim e para tantos outros irmãos de farda. Certamente ele fará falta, mas o seu legado jamais será esquecido. Nunca deixarei de lembrar dos seus ensinamentos e do quanto ele foi importante para mim, pois, há muitos anos, e sem que eu soubesse, evitou um atentado contra a minha vida, fato que me faz ser eternamente grato a ele. 

Coronel Adib sempre foi um homem bom, simples, muito inteligente e implacável contra a bandidagem; um guerreiro que sempre trabalhou muito para desarticular o crime em nosso EstadoCom tristeza, deixo aqui o meu pesar aos seus familiares e amigos, na certeza de que um dia nos encontraremos de novo. Vá em paz, meu grande amigo e guerreiro!", finalizou.