Política

Gilmar Mendes pauta suspeição de Moro para esta terça-feira

Caso o ex-juiz seja condenado, todas as provas colhidas nos processos contra o ex-presidente Lula seriam anuladas

9 MAR 2021 • POR Brenda Assis • 12h53
Gilmar Mendes pauta suspeição de Moro para esta terça-feira - Reprodução

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes decidiu levar a ação de suspeição contra o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro ao plenário da 2ª Turma da Corte nesta terça-feira (9).

Caso o ex-juiz seja condenado, todas as provas colhidas nos processos contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que tramitaram na 13ª Vara Federal de Curitiba ficariam anuladas. Além disso, toda e qualquer investigação em desfavor do petista teria que recomeçar do zero.

As condenações contra o ex-presidente Lula no âmbito da Operação Lava Jato já foram canceladas pelo ministro Edson Fachin nessa segunda-feira (8). O ministro considerou que a 13ª Vara Federal de Curitiba não tinha competência para julgar o petista. Com isso, Lula retomou seus direitos políticos, segundo a Lei da Ficha Limpa, e tornou-se elegível novamente.

Fachin, no entanto, não anulou as eventuais provas coletadas contra o ex-presidente nos processos comandados pelo na época juiz Moro. O ministro determinou que as ações contra o petista fossem enviadas à Justiça Federal do Distrito Federal, alegando que o juiz que será sorteado para os novos julgamentos de Lula poderia decidir se usaria as provas que já integram os processos.