Esportes

Neymar perde 'companheiro ideal' e busca adaptação a 5º centroavante

6 SET 2013 • POR Via Terra • 10h25
Neymar já jogou ao lado de Pato, Leandro Damião, Fred e Luís Fabiano; próximo é Jô. (Foto: Bruno Spada/Vipcomm)
A alta rotatividade do ataque da Seleção Brasileira no atual ciclo para a Copa do Mundo de 2014 pode ser medida pelo grande número de camisas nove que vestiram a verde e amarela no período. Presente em toda a trajetória, Neymar terá em Jô o quinto centroavante para se entrosar a partir do amistoso deste sábado contra a Austrália, às 16h15, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Sem contar as participações ocasionais como as de Nilmar, sempre reserva, Alexandre Pato, Leandro Damião e em menor escala Luís Fabiano.

A nova mudança chega em um momento em que o principal jogador da atual Seleção parecia ter encontrado seu companheiro ideal. Fred e Neymar não formam uma dupla clássica de ataque dentro do esquema tático de Luiz Felipe Scolari, mas completaram 10 partidas lado a lado e foram responsáveis por 13 dos 23 gols do time principal no período (nove só na Copa da Confederações).

“Fred é um excelente atacante, um dos melhores que já vi finalizando. Muda (jogar com diferentes centroavantes), porque você está jogando sabendo o estilo. Mas o Jô eu também já sei o estilo, assim como o Pato. São craques também, estão aqui por mérito, e espero que nesse e no próximos jogos possamos melhorar”, afirmou Neymar, citando também a outra opção de Felipão, Alexandre Pato.

Fred não vivia um bom momento no Fluminense, mas a lesão que deve tirá-lo de todos os jogos do ano caiu como uma bomba na Seleção. Os constantes problemas físicos do atacante colocam em suspense qual será a sua condição antes da Copa do Mundo. Diferente de outras posições, a referência de ataque tem nítida carência no futebol brasileiro atual. Justamente uma característica que Felipão não abre mão.

Em seu período final no comando da Seleção, Mano Menezes escancarou a dificuldade em achar um camisa nove confiável ao passar a jogar sem um atacante de referência. Neymar fez papel de um falso centroavante, com Hulk, Kaká e Oscar oferecendo apoio na chegada ao ataque. Antes, o treinador havia apostado as fichas em Pato até a Copa América e em Leandro Damião até a Olimpíada. Nenhum deles vingou.

Felipão não encontrou o mesmo problema. Depois de 45min sem sucesso com Luís Fabiano diante da Inglaterra, Fred demorou dois minutos para marcar um gol e não largar mais a camisa nove. Quando deu sinais de instabilidade no começo da Copa das Confederações, o técnico bancou a permanência do atacante que viria a se tornar o artilheiro do torneio ao lado de Fernando Torres com cinco gols.

O substituto de Fred preparado por Felipão ganhou a sua primeira chance de forma ocasional e não vive boa fase no Atlético-MG. Chamado às pressas para o lugar do lesionado Leandro Damião, Jô mostrou serviço quando entrou em campo, mas fará a sua primeira partida como titular da Seleção no sábado. A falta de experiência de Jô com a camisa verde e amarela pode virar empecilho para Felipão apostar em sua titularidade em uma Copa do Mundo.

Tampouco o resgate de Alexandre Pato pode ser considerado um alívio para 2014. O atacante melhorou nas últimas partidas pelo Corinthians, mas a palavra instabilidade é a que melhor resume o seu primeiro ano no clube paulista. Há um mês ele estava na reserva na Paolo Guerrero. Não à toa a sensação Walter, que tem se destacado pelo Goiás no Campeonato Brasileiro, ganhou coro pedindo sua convocação.