Justiça

Covid: Justiça manda Governo MS custear UTI em hospital particular

A decisão beneficia Rodrigo Zago, que está internado no hospital El Kadri

16 MAR 2021 • POR Matheus Rondon e Joilson Francelino • 18h37

 O juiz Ricardo Galbiati, da 2º vara da Fazenda Pública e Registros Públicos de Campo Grande, determinou que o Governo do Estado custeie o tratamento de Rodrigo Zago, intubado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), do Hospital El Kadri, na capital.

O advogado Niutom jr, explicou ao JD1 Notícias que seu cliente, Rodrigo, possui um plano de Fidelidade El Kadri, mas sem cobertura de atendimento em UTI. “Foi solicitado vaga na rede pública, mas em virtude do que estamos vivendo, está tudo lotado, ele não tem condições custear, o custo diário da UTI do El Kadri é no valor de R$8.000,00“ disse.

Com a decisão, o Governo deverá pagar as despesas de Rodrigo. O paciente deu entrada na unidade e após exames foi necessário fazer a sedação e intubação. A ação foi ingressada na manhã desta terça-feira (16), conforme o advogado, pedindo pelo “direito constitucional da saúde que tem que ser fornecida a todas as pessoas, que o Estado consiga uma vaga pra ele ou custeie uma vaga na rede privada o tratamento dele”. disse.

A primeira decisão dessa natureza na pandemia acrescenta um novo fator, a possibilidade do Estado sofrer com outras sentenças  semelhantes.