Vídeo: Jaguatirica é encontrada em casa na região do Parque dos Poderes
Moradora se deparou com o animal no quintal da residência e chamou a PMA
17 MAR 2021 • POR Joilson Francelino, com informações da assessoria • 08h41Uma moradora encontrou, na quarta-feira (17), um animal da espécie Felis pardalis, ou Leopardus pardalis (jaguatirica), no quintal de sua residência, no bairro Cidade Jardim, região do Parque dos Poderes.
À Polícia Militar Ambiental (PMA), a moradora afirmou que ouviu seus cachorros agitados e latindo muito no quintal e, quando foi verificar, deparou com o animal que estava em outro lado do quintal, de onde estavam os cães.
A PMA foi ao local e verificou que o bicho, um adulto, se encontrava em um canto do muro, nas proximidades de uma árvore e, que se tentasse capturá-lo utilizando puçás, o animal poderia pular o muro e ir para rua, o que daria mais trabalho e oferecia risco ao trânsito e à própria jaguatirica.
Dessa forma, a PMA isolou o local e acionou um veterinário do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) para apoiar a captura com uso de sedativos. No entanto, para sedá-lo haveria necessidade de se chegar muito próximo, e o animal poderia fugir do local e se ferir, até porque já se via um ferimento no seu olho.
Foram utilizadas redes para cercar a árvore e puçás para a captura. A jaguatirica foi sedada para o transporte e foi encaminhada ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) que o devolverá à natureza.