Geral

Quem não conseguir pagar contas no "feriadão" poderá recorrer ao Procon e evitar juros

Marcelo Salomão, porém, pede que consumidores tenham "boa fé" no pagamento de dívidas on line

23 MAR 2021 • POR Joilson Francelino • 11h51

O decreto que elencou as atividades que podem funcionar nesta semana em Campo Grande não permitiu a abertura de casas lotéricas e lojas para o atendimento ao público, muito procuradas pelos consumidores para pagamentos de contas diversas.

Com a pandemia, muitas empresas reforçaram seus atendimentos on line e também o pagamento de contas pelos meios digitais, porém, uma parcela da população não tem o recurso e ainda adere a ‘moda antiga’, do pagamento presencial. Ao JD1 Notícias, o titular da Superintendência Para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS, Marcelo Salomão, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), permitiu pagamento de boletos diversos pelos caixas eletrônicos, mas, se ainda assim, o consumidor não conseguir quitar suas dívidas, poderá recorrer ao órgão para evitar a cobrança de juros.

“O consumidor tem que achar uma alternativa para pagar suas contas, agora, se ele conseguir demonstrar que não conseguiu pagar por motivos alheios à vontade dele, e aí o Procon-MS tem sim condições de renegociar essa dívida, abrir uma reclamação, chamar o credor para um acordo, mostrar que o consumidor não deu causa a esse evento, que ele não conseguiu pagar”, disse.

Salomão, porém, pede para que os consumidores não hajam de má fé e, se tiver condições, paguem suas contas corretamente.

Por causa do decreto, o Procon também suspendeu o atendimento presencial, e os procedimentos que necessitarem de participação de servidores para o encaminhamento estarão suspensos. Entretanto, os consumidores poderão encaminhar suas demandas por meio do virtual se utilizando do Fale Conosco integrante do site procon.ms.gov.br.