Geral

"Situação está desesperadora", diz coordenador da Santa Casa sobre ala vermelha

Hospital alertou para momento crítico para o atendimento aos pacientes graves "não covid"

31 MAR 2021 • POR Joilson Francelino • 12h11

Com a ala vermelha atendendo acima da capacidade, a Santa Casa de Campo Grande iniciou a semana com “momento crítico para o atendimento aos pacientes graves NÃO-COVID”, conforme nota divulgada pela assessoria no final da manhã desta quarta-feira (31).

“Em Campo Grande, somente a Santa Casa está recebendo esses pacientes e estamos acima da capacidade, pois desde o final de semana aumentou o número de casos de pacientes vítimas de trânsito e agressões (baleados, principalmente)”, consta na nota.

O coordenador Núcleo de Regulação da Santa Casa, Dr. Fabiano Cançado, pede para que a população tenha consciência neste momento crítico da saúde pública. “Estamos fazendo o possível para atender todos os pacientes, nossa sala do centro cirúrgico estão ocupadas com pacientes necessitando de CTI, infelizmente está muito acima da capacidade, a situação está desesperadora e solicitamos encarecidamente, consciência da população para que possamos controlar essa pandemia”, disse.

Segundo a assessoria, somente nesta noite 3 baleados deram entrada na unidade e 13 pacientes graves “não covid” aguardam vaga no Centro de Terapia Intensiva (CTI). 7 deles estão intubados (respirando por aparelho) na área vermelha do pronto-socorro, sendo 1 em ambú (capacidade é de 6 respiradores na sala de estabilização). Os outros 6 pacientes estão em salas do centro cirúrgico, “travando” as salas para cirurgias até que esses pacientes consigam vaga no CTI.