Esportes

Cruzeiro trabalha para manter foco e evitar euforia pela campanha no Brasileiro

12 SET 2013 • POR Via Uol • 10h28
Dedé adota o discurso de que o Cruzeiro não ganhou nada e precisa manter o ritmo. (Foto: Washington Alves/VIPCOMM)
Com mais uma vitória, o Cruzeiro se manteve na liderança pela quinta rodada consecutiva e segue com quatro pontos de vantagem para o segundo colocado Botafogo, se credenciando como principal favorito para a conquista do título brasileiro. Por isso, o desafio na Toca da Raposa é manter a equipe focada e não deixar o ritmo cair.

Para o clima de favoritismo não se sobrepor, o técnico Marcelo Oliveira pregou cautela depois da vitória sobre o Goiás, por 2 a 1, nesta quarta-feira, em Goiânia, a sexta seguida do Cruzeiro na competição.

"Estamos muito satisfeitos com essa vitória, mais uma fora de casa, no início de returno, agora é pés nos chão, alimentação, cuidar bem, nem tanta euforia, mas saber, ter a consciência que a gente tem um time forte e ir jogo a jogo alcançando nossos objetivos", observou o treinador.

Para Marcelo Oliveira, o segredo pra a equipe continuar nessa trajetória é não deixar a euforia tomar conta. "Acho que não devemos nos abater nunca quando a coisa não sai, quando a vitória não vem, e nem também nós acharmos que a gente está absoluto. Tem 18 rodadas dificílimas, um campeonato perigoso, mas existe essa consciência nos jogadores, essa consciência plantada no Cruzeiro e não vamos perder por isso", ressaltou.

Os números são positivos. A equipe conquistou maior sequência de vitória na atual edição do Brasileiro, possui o melhor ataque da competição com 44 gols e um saldo extremamente favorável de 25 gols, 13 a mais que o segundo colocado Botafogo. Além disso, a equipe vem apresentando um bom futebol na temporada.

Além do treinador, jogadores experientes como Ceará também tem conversado com os atletas mais novos e vem pregando esse discurso. "Uma das coisas importantes que o grupo tem que ter agora é permanecer foco, não relaxar, temos passado isso para o grupo, um a um temos conversado, sempre olhando para frente o nosso foco que é ser campeão", afirmou.

Apesar de ter apenas 25 anos, o zagueiro Dedé é um dos líderes do elenco. Sua contratação foi muito badalada no início do ano e, após algumas falhas, ele se firmou na zaga celeste ao lado de Bruno Rodrigo e forma a terceira melhor defesa com apenas 19 gols sofridos, média de um por jogo.

Assumindo esse papel de liderança, Dedé contém a euforia e tem dimensão da pressão sobre os atletas. "O nosso objetivo está lá na frente, não conquistamos nada, começamos bem o segundo turno ganhando do Goiás fora de casa, uma equipe difícil de jogar. A pressão sempre vai vim, o torcedor está acreditando, isso é importante, é bom para a gente", afirmou Dedé.

E essa parceria com a torcida é que o Cruzeiro aposta para seguir firme no rumo das vitórias e sair vencedor de mais uma decisão, no sábado, às 18h30, contra o Atlético-PR, que é um dos concorrentes diretos pelo título e por um lugar na zona de classificação para a Libertadores do ano que vem.

"Todos os jogos no Brasileiro são jogos decisivos, não tem uma final única, no ponto corridos a final é o próximo jogo. Já comentei com os jogadores que tem que estar com os pés no chão, descansar bastante, alimentar bem e isso que foi comentando, aqui, a torcida tem feito a diferença e tem sido importante", afirmou o técnico Marcelo Oliveira.